Há vinte anos a capa do jornal A Folha Regional, na edição de 21 de junho, noticiou o fechamento da mais importante indústria local. Em cinco colunas o título da matéria: Getúlio Vargas perde sua cervejaria. Na linha de apoio: Todos os funcionários são demitidos sem justa causa. Num dos registros fotográficos em preto e branco, dois trabalhadores cruzando o portão semiaberto carregando sacolas plásticas com o que haviam recolhido de seus armários. Numa outra fotografia, funcionários de uma empresa de segurança com sede em Porto Alegre, observam a movimentação dos operários em frente ao silo.
II - Em doze linhas encaixadas entre as duas fotografias a descrição do acontecido: “A forte cerração na manhã de ontem (20 de junho de 2002), encobria os trabalhadores da Bavária, que em pequenos grupos, saíam pelo portão da fábrica após terem limpado seus armários, e colocado seus pertences em sacolas plásticas. A informação de que os 152 trabalhadores haviam sido demitidos, a partir daquele momento, sem justa causa, foi anunciada pelo gerente da fábrica da Kaiser de Gravataí, e procurador da unidade de Getúlio Vargas. Enquanto alguns funcionários assinaram o aviso de demissão, outros buscavam as orientações do presidente do Sindicato da Alimentação”.
III - Na página três da referida edição a manchete: “Temor da comunidade foi comprovada na manhã de ontem”. As informações obtidas com o representante da empresa davam conta que além dos direitos previstos na CLT, cada um dos mais de cento e cinquenta demitidos iria receber 50% de salário sobre cada ano trabalhado e seis meses de Unimed. O fato teve repercussão nacional. Além da planta industrial instalada no número 673 da Rua Alexandre Bramatti, outras duas cervejarias do grupo, uma de Camaçari (MG), e outra de Divinópolis (MG), foram fechadas, dentro do projeto de reposicionamento da empresa. Outras dez, dentre as quais a moderna planta de Gravataí, foram mantidas.
IV - Getúlio Vargas, que no apagar do século XX oscilava entre o quarto e quinto em arrecadação federal dentre os 120 municípios sob a jurisdição da Receita Federal de Passo Fundo, perdeu posição. O impacto nas finanças do município também ocorreu no valor adicionado do ICMS. O Plano Real, processo de estabilização econômica que em 2002 completava uma década, contribuiu para superar o impacto provocado pelo fechamento da Bavária. Novos empreendedores se estabeleceram e até um novo Distrito Industrial foi instalado. A Ampla adquiriu os pavilhões da antiga fábrica de bebidas e nela instalou sua indústria. Com trabalho e inovação se consolidou no mercado brasileiro como uma das mais respeitadas empresas de tecnologia industrial.
Com foto:
# O segundo semestre, que chega ao seu 15º dia, será marcado por inúmeros eventos que irão mobilizar Getúlio Vargas e região.
# A comissão organizadora do Fórum Norte Gaúcho anunciou para o dia cinco de agosto uma edição especial do Fórum Norte Gaúcho do Trigo.
# Também em agosto, no dia 26, mais uma edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja, consolidado no calendário do setor.
# No primeiro final de semana de agosto, entre os dias 06 e 09, será realizada a 11ª Expo Tapejara, que projeta o desenvolvimento do município e envolve todo o nordeste do RS.
# A Semana da Pátria alusiva aos 200 anos da Independência, terá programação especial nos municípios, e Ipiranga do Sul já está divulgando a realização da Caminhada Cívica no dia três.
# Na sequência a Semana Farroupilha 2022 que irá celebrar a diversidade do povo gaúcho, suas origens e territórios.
# O lançamento do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, que será realizado de 16 a 20 de setembro reuniu mais de 600 pessoas no CTG Tropilha Crioula na noite de sábado (09).
# A programação do Acampamento Farroupilha, que tem como patrono Osvaldo Antunes de Oliveira Filho, terá início no dia 16 de setembro e encerra na tarde do dia vinte.
# Na última terça-feira (12) foi a vez do lançamento da Expo Getúlio Vargas 2022 - Feira Setorial, que será realizada entre 13 e 16 de outubro.
# A primeira fase de comercialização dos estandes encerra na próxima sexta-feira (22).
# A feira setorial engloba a 4ª Mostra da Construção Civil, 2ª Moda Show e Feirão do Automóvel, 1º Espaço Agro e Pavilhão da Agroindústria.
# Nesta semana foram anunciados os shows da Frinape 2022, que acontece de 10 a 20 de novembro, em Erechim.
# A primeira semana de novembro, será marcada pelas comemorações dos 59 anos do município de Sertão.
# Em dezembro, Getúlio Vargas comemora seu 88 anos de criação e o tradicional Natal, espírito que contagia.
# Em Floriano Peixoto, entre o Natal e o Ano Novo, as comemorações dos 27 anos de emancipação, ocorrido em 28 de dezembro de 1995.
Dito & Feito:
A coluna recebeu nos últimos dias manifestações acerca da abordagem feita em relação ao sino da Igreja Matriz Imaculada Conceição. Dentre eles o email do leitor e confrade Dr. Coralio Bragança Pardo Cabeda, conforme segue: “A questão dos sinos da Igreja Matriz de Getúlio encontra paralelo em Santana do Livramento, onde, há muitos anos, o advogado Érico Maciel entrou na Justiça questionando a perturbação do descanso noturno pelo badalar dos sinos”. Na condição de membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RS e sócio correspondente do IHGGV, o Dr. Corálio foi um dos conferencistas do III Seminário de História Regional, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas.