OPINIÃO

Teclando - 27/07/2022

A ver aviões

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A ver aviões

Está no Brasil o Beluga, gigantesco avião de transporte da Airbus. Pensei que pousaria em Passo Fundo, pois anunciavam que após a suposta ampliação do aeroporto receberíamos aviões de “grande porte”. Ora, peço licença ao Dr. Dárcio Vieira Marques para usurpar a expressão: balela! Depois de muitos voos cancelados ou alternados, na semana passada tivemos mais um entrave. Após atraso no voo da Gol, o avião da Azul foi obrigado a um sobrevoo em espera para poder pousar. Isso porque agora não cabem mais duas aeronaves deste porte no pátio do antigo terminal. Enquanto por aqui prometem, anunciam e até inauguram, em Santo Ângelo a turma arregaçou as mangas. Entre a retórica e a prática, lá deixaram a politicagem fora do aeroporto e em mutirão comunitário construíram as RESAs, aquelas áreas de escape ao final das cabeceiras. Assim, Santo Ângelo receberá voos diretos da Gol para Guarulhos.

Enquanto isso, aqui na maior cidade do Norte do RS voar é uma dificuldade. O vento de través atravessa a lógica, enquanto a neblina atua como as trevas no horizonte. Temos um aeroporto em péssima localização que passou por uma reforma inócua e sequer contamos com voos para Porto Alegre. Aliás, Bagé, Erechim, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, Uruguaiana e Vacaria têm ligação aérea com a capital dos gaúchos. E dizer que há alguns anos a Rio Sul (Varig) fazia os trechos São Paulo, Passo Fundo e Porto Alegre, ida e volta. Agora, enquanto nos outros municípios a aviação decola silenciosamente, por aqui temos muito ruído e menos pousos e decolagens. A boa nova é que a partir de outubro poderemos olhar para o céu e observar o Boeing da Gol, na perna Santo Ângelo - Guarulhos, sobrevoando a área da Bela Vista. Literalmente, ficaremos a ver aviões.

As cercas

Em se tratando de aviação, não foi apenas o pessoal de Santo Ângelo que arregaçou as mangas. Faltando mais de 1.200 metros de cerca, a turma do Aeroclube de Passo Fundo acaba de concluir o cercamento do aeródromo. E não foi aquele pedaço de cerca que faltava no Aeroporto Lauro Kortz. É a cerca que completa o fechamento da área operacional do Aeroclube de Passo Fundo. A cerca do aeroporto rendeu muitos discursos e recebeu materiais e mão de obra pagos pelo poder público. No Aeroclube, associados e a entidade pagaram e um grupo de alunos e pilotos esticaram os arames. Área fechada no SSAQ (Aeródromo do Aeroclube), correções aprovadas pela ANAC e a aviação geral de Passo Fundo conta com mais pistas para operar em segurança.

Nos Ares

Para não perder altitude, manete em frente e seguimos voando com a turma do Aeroclube. No próximo domingo, na abertura da programação da Semana do Município, o pessoal sai do hangar e vai para o Parque da Gare. Será das 13h30 às 16h30, quando pilotos e instrutores divulgarão o maior evento aerodesportivo de Passo Fundo: “Nos Ares”. Será nos dias 10 e 11 de setembro com muitos atrativos. A programação terá acrobacias, voos panorâmicos, saltos de paraquedas e muito mais. Enfim, uma grande oportunidade para respirar a cultura aeronáutica. Isso é salutar, pois conhecer as forças que atuam sobre o aerofólio é sempre muito interessante. Aliás, embasamento indispensável para opinar sobre aviação, aviões e aeroportos.

Oásis

Na Mesa Um do Oásis há um respeitoso silêncio, mas o quórum surpreende e logo voltaremos à normalidade. No outro lado do balcão, temos o sumiço do Léo Castanho que se reveza entre simpósios em Dubai e Tel Aviv, além de uma peregrinação espiritual a Jerusalém. Enquanto isso, Felipe Borges e Rodrigo Bonsembiante assumiram as funções de baristas do Oásis. Agora tem acabamento de coraçãozinho na cobertura de um cremoso café espresso. Levam jeito!

Estouro

Calma!

Trilha sonora

Do filme Midnight Cowboy: Harry Nilsson - Everybody's Talkin'


Gostou? Compartilhe