Já escrevi aqui sobre a ineficácia de colocar seu imóvel para vender em mais de uma imobiliária. Esse é um dos grandes mitos do mercado imobiliário, que ainda resiste no imaginário do consumidor, pois na teoria faz muito sentido, mas na prática só atrapalha. Desta vez vou expor aqui a mesma problemática, no entanto, sob o ponto de vista de quem sai às compras. Com o avanço da internet, o comprador tem todo um portfólio de imobiliárias na palma de sua mão acessando de qualquer lugar pelo celular, o que facilita por um lado e, por outro, requer certo cuidado para não realizar o processo de compra às avessas. O que quero dizer com isso é que, ao invés de procurar por uma empresa que esteja de acordo com seu perfil de compra, o consumidor vai às compras logo de cara, sem qualquer planejamento e suporte. Essa ida às compras sem qualquer preparo acaba tornando sua jornada mais longa e cansativa e muitas vezes problemática.
Não quero com isso passar uma visão negativa sobre a tecnologia, muito pelo contrário, me considero um entusiasta das inovações no mercado imobiliário. Meu ponto aqui é sobre o uso cego desses aparatos e o pulo de etapas no momento da compra. Mais uma vez me coloco contra a falsa ideia de que negociar com muitas empresas ao mesmo tempo é mais efetivo. Sendo mais direito, uma imobiliária é o suficiente para atender a sua demanda no momento da compra. O papel da imobiliária, por meio do corretor, é justamente tornar a sua jornada de compra mais satisfatória e acertada. Isso não significa que seu leque de opções vai se restringir ao portfólio da empresa escolhida, mas que ao procurar numa infinidade de sites seus critérios estão claros e afinados com o que você realmente precisa naquele momento e que na hora da negociação você terá um profissional comprometido com os seus interesses.
Para isso é importante que o profissional escolhido não pule etapas. Uma delas é a que chamamos de entrevista, ocorre antes da seleção dos imóveis para visita e é muito importante, pois ajuda a estabelecer prioridades na jornada de compra. Um bom corretor será sempre aquele que souber fazer boas perguntas e a partir delas trouxer boas soluções, esse é o caráter humano que torna o trabalho do corretor insubstituível pela tecnologia. É simples, uma boa condução de entrevista leva a uma boa jornada de compra. É no momento da entrevista que o seu perfil de compra será traçado, se você é, por exemplo, um investidor, deve saber se o seu perfil é investir para colocar para alugar, ou se prefere investir em um imóvel para valorização. Já se seu interesse é comprar para morar, vai descobrir se é o momento de comprar um imóvel para morar por muitos ou poucos anos, se suas condições de compra dão conta de todos os seus desejos e com isso se você deve abrir mão de alguma coisa, ou se tem uma gordurinha a mais para gastar. Enfim, há muito o que se pensar antes de iniciar a navegação por uma infinidade de imóveis que estão para a venda.
Durante a entrevista se estabelece uma relação de confiança entre corretor e comprador, é esse tipo de relação que não se firma quando se negocia com muitas empresas ao mesmo tempo. Tendo traçado seu perfil de consumidor fica muito mais fácil encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades, na grande maioria das vezes, ele já está no portfólio da imobiliária escolhida, caso não esteja, não há nada que impeça o corretor de ir atrás de um imóvel em outras imobiliárias, ou de um que ainda nem esteja para a venda. Um corretor que entenda as suas necessidades terá muito mais confiança na hora de negociar e com isso trará resultados mais eficientes.
Seguir as etapas de compra corretamente torna o caminho mais curto e evita desperdício. Se tem uma dica que eu possa dar para quem está começando agora sua jornada de compra é não perca tempo e dinheiro procurando em todas as imobiliárias ao mesmo tempo.