OPINIÃO

O sucesso de um corretor é fruto de sua honestidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O que você espera de um corretor de imóveis? Para 54,4% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Cooperando em abril deste ano, a maior característica esperada de um corretor de imóveis é a honestidade. O mais interessante, no entanto, é que a resposta se sobressai a outras competências consideradas fundamentais, como o próprio conhecimento técnico que é considerado importante para 36,3% dos entrevistados. Isso quer dizer que não importa se o corretor avalia imóveis como ninguém ou conhece a cidade de uma ponta à outra, se, em contrapartida, não demonstra valores fundamentais para uma relação de confiança. Até porque não se trata somente da comercialização de um imóvel. A comercialização é o resultado final de uma trajetória permeada de muita expectativa, medo e ansiedade. O diferencial de um bom corretor está em como ele lida com isso.

Para exercer sua função, o corretor não precisa só de um CRECI, como também de muita dedicação e, quando digo isso, me refiro a uma série de entregas e renúncias genuínas. Para que uma relação comercial comece do jeito certo, é fundamental que o corretor compre o sonho do cliente como sendo seu, não importa qual seja ele ou a razão de existir. O corretor precisa desse estímulo inicial para entregar o seu melhor, pois somente a partir daí, uma relação de confiança terá a sustentação necessária para ser construída. Sem olhar de forma empática para as dores do seu cliente, sem se comprometer com a realização do negócio, independente do grau de dificuldade que apresente, seu trabalho se torna meramente uma função, e exercer uma função sem propósito e dedicação não leva ninguém ao sucesso.

Quem olha de fora, um corretor bem trajado e bem sucedido, facilmente vai querer estar no seu lugar, mas dificilmente vai se dispor a começar do zero, sem luxo e sem garantias, tendo que abrir mão de um salário no final do mês, dos finais de semana com a família e das horas livres para fazer qualquer coisa que não seja trabalhar. A profissão de corretor de imóveis até pode estar associada ao sucesso financeiro e à ascensão social, não há mal nenhum nisso, desde que este resultado seja consequência de um trabalho sério, feito com dedicação, amor e muita honestidade. O sucesso e o dinheiro devem ser comemorados e usufruídos, mas sabendo que são apenas consequências de um trabalho bem feito. O sucesso não constrói vínculo, assim como o dinheiro não fideliza. Muito pelo contrário! O corretor precisa estar disposto a entregar o melhor de si a qualquer negócio, desde a compra de uma casa simples na periferia até a compra de uma mansão em um condomínio fechado, porque para o seu cliente, independente de quem seja ele, a aquisição de um imóvel será sempre uma grande realização. 

Nestes anos de mercado imobiliário tenho sempre a grata oportunidade de trabalhar com grandes corretores que, com muita honestidade, ajudam a construir histórias inspiradoras para a profissão. Corretores que compram o sonho de seus clientes e os ajudam a ir mais longe, acompanhando de perto cada uma de suas conquistas, desde a compra do primeiro imóvel, passando pela mudança de casa porque a família cresceu, até a aquisição de imóveis como forma de investimento, porque já têm condições suficientes para isso. Não há nada que supere a fidelização de um cliente! Sem dúvidas, essa é a maior resposta ao trabalho de um corretor de imóveis. 

No último sábado comemoramos o dia do corretor de imóveis, por isso não poderia deixar de homenagear todos os colegas de profissão que têm como propósito deixar a sua marca na vida das pessoas. Corretores que sabem plantar bons negócios, valorizam e investem no relacionamento com seus clientes e de fato acreditam que, junto a eles, podem crescer e alcançar muitos sonhos. Parabéns, corretor de imóveis!

Gostou? Compartilhe