OPINIÃO

Memória coletiva

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dos topônimos da região Norte do RS, Erebango, Sertão, Rio Toldo e Capo-Erê fazem parte da diminuta lista dos que remontam ao início do século passado. As demais localidades, sejam municípios, distritos ou comunidades, foram nominados ou tiveram seus nomes alterados em momentos e circunstâncias distintas. O município de Erebango, que em abril do próximo ano vai completar 35 anos de emancipação política e administrativa, vem adotando políticas públicas que valorizam e preservam seu patrimônio histórico. Num dos mandatos na Câmara de Vereadores, a professora Maria Tereza Petry Hoppen elaborou, e teve aprovados, projetos de preservação de lugares simbólicos que revelam a memória coletiva. A iniciativa garantiu a preservação do Cemitério do Combate, Estação Ferroviária e Igreja Evangélica, e deveria inspirar outras iniciativas.  


II - Na quarta-feira (31), a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Erebango (Smecdt) deu continuidade ao envio dos convites para a cerimônia de distribuição da Chama Crioula, programada para às 9h do próximo sábado (10), no Cemitério do Combate. Como em anos passados, quando o sítio histórico também foi escolhido para a cerimônia, grupos de cavaleiros das cidades que integram a 19ª Região Tradicionalista já confirmaram presença. Com total apoio do prefeito Valmor Tomelero (MDB), a professora Milena Hoppen Zanatta, titular da Smecdt, já trabalha com sua equipe nos preparativos para celebrar o centenário do combate ocorrido entre as forças legalistas, do coronel Victor Dumoncel Filho, e revolucionárias, do general Firmino Portinho, ocorrido em 13 de setembro de 1923, nas proximidades de Erebango.


III - Há exatos 100 anos, o RS atravessava uma crise econômica em decorrência, entre outros, da 1ª Guerra Mundial (1914-1918). E também se preparava para a eleição do governo do Estado. Cansada do domínio do Partido Republicano Riograndense (PRR) a oposição apresentou a candidatura de Assis Brasil ao Piratini. Borges de Medeiros se candidatou para seu quinto mandato, amparado pela Constituição Estadual, que permitia a reeleição, desde que obtivesse três quartos dos votos. Seguro da vitória, Borges sequer saiu da capital em busca de votos, diferentemente de Assis Brasil, que percorre diferentes paragens do RS. A Justiça Eleitoral só seria criada dez anos depois, e graças à fraude Borges foi reeleito. No intento de impedir a posse do líder maior do PRR, a oposição desencadeou, em janeiro, um movimento, dando início a guerra civil que se estendeu até dezembro. Para 2023 serão realizados eventos e publicações com a temática, e Erebango vai estar neste rol.


Curtas:

# Quatro projetos de lei do Executivo, sendo um referente à LDO 2023 acompanhado de parecer favorável, entraram na ordem do dia da sessão realizada na quinta-feira (01), na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

# De igual modo, um pedido de providência a ser encaminhado ao Executivo, assinado pelo vereador Paulo Dall Agnol (MDB).

# O vereador propôs à administração estabelecer a obrigatoriedade aos condutores de animais domésticos em vias públicas o recolhimento dos dejetos.

# A queixa vem de longa data e, vez por outra, a reclamação da má prática de alguns se dá via redes sociais.

# Mesmo que a sugestão se materialize é crível que não haverá, por parte do Executivo, condições de fiscalizar e coibir a situação que poderá ser minimizada com uma campanha educativa.

# Matéria assinada pela jornalista Jhully Costa, na ZH de quinta-feira (01), revela que 69 dos 497 municípios do RS possuem mais eleitores do que habitantes.

# Os números foram levantados com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral e na estimativa populacional de 2021 feita pelo IBGE.

# Dos seis municípios que integram a 70ª Zona Eleitoral - Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Sertão, Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul -, os dois últimos estão na lista.

# No município de Floriano Peixoto a população estimada é de 1.709 habitantes, e estão aptos a votar em 02 de outubro 1.881 eleitores, uma diferença de 172.

# Em Ipiranga do Sul a diferença entre a população estimada (1.871) e de eleitores (1.969) é de 98.

# Nota divulgada à imprensa pelas Faculdades Ideau apresenta o projeto Política na Academia, que basta, entre outros, um espaço privilegiado para o debate.

# A instituição disponibiliza o auditório do Centro Universitário Ideau para os candidatos ao governo do Estado e outros cargos eletivos para apresentarem seus projetos à comunidade acadêmica.

# E ainda, segundo a nota, o projeto terá continuidade após o pleito e o espaço continuará aberto para que os candidatos eleitos façam uma prestação de contas quando visitarem Getúlio Vargas.

# O primeiro evento programado para a noite de quinta-feira (01) foi com Hamilton Mourão (Republicanos), vice-presidente da República e candidato ao Senado.

# Lideranças do PT de Getúlio Vargas vão acompanhar, neste sábado, os candidatos a deputado federal Anacleto Zanella e a deputado estadual Ivar Pavan, nas visitas ao comércio, entidades e lideranças.


Dito & Feito:

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo (PP), promulgou a lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parceria via Termo de Fomento com a Accias, para a realização da Expo Getúlio Vargas. Aprovado pelo Poder Legislativo, o repasse será de R$200 mil.

..

Gostou? Compartilhe