OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com diferença de mais de um século em relação às colônias espanholas da América, o primeiro jornal a ser impresso no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro. Até a chegada da família real portuguesa, no raiar do ano de 1808, a existência de impressoras era terminantemente proibida na principal colônia lusitana. Denominado como Impressão Régia, o jornal, que circulou a contar do dia 13 de maio na cidade sede da corte, pu-blicava notícias enviadas da Europa, e também os atos da Coroa Portuguesa, governada desde 1799 pelo Príncipe Regente D. João. Mas outro jornal, o Correio Braziliense - Armazém Literário, editado em Londres por Hipólito José da Costa, considerado o patrono da imprensa brasileira, já circulava na colônia. O periódico era enviado clandestinamente destinado aos portos de Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos.


II - Nos anos seguintes à independência os jornais se disseminaram. Na província do Rio Grande do Sul o primeiro jornal foi o Diário de Porto Alegre, no ano de 1827, há exatos 195 anos. Com total liberdade, a imprensa teve papel de destaque na difusão das ideias republicanas. No Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, as críticas à Monarquia e a D. Pedro II eram ácidas, e os periódicos da época podem ser conferidos no site da Biblioteca Nacional. Sua importância se manteve no novo regime imposto em 15 de novembro de 1889. Com exceção do período das ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e civil e militar (1964-1985), os impressos, e também o rádio e a TV, cumpriram com o dever de registrar sem censura os acontecimentos. E também emitir opinião através dos seus editoriais e colunistas.


III - Considerada uma das mais importantes fontes de pesquisa histórica, os jornais atravessaram o século XX sem maiores sobressaltos. No alvorecer do ano 2001, o RS contava com mais de 300 jornais. Só na região da Amau circulavam oito periódicos, seis em Erechim e dois em Getúlio Vargas. Hoje, na capital do Alto Uruguai, só é editado um jornal. Na outrora capital das pontes são dois. Mas a indústria jornalística vem, nos últimos anos, apresentando um declínio provocado entre outros por uma perda de leitores e receita que migram para outras mídias. Dados do Instituto Verificador de Circulação revelam que no ano passado os dez principais jornais do país encolheram em média suas tiragens em 12,8%. Na sua edição de 31 de agosto, o Diário da Manhã, de Passo Fundo, em anúncio de capa, informou aos seus leitores que deixaria de circular. Fundado em novembro de 1935 por Túlio Fontoura, o DM alcançou longevos oitenta e sete anos e chegou na década de oitenta e noventa do século passado a editar um semanário em Getúlio Vargas.


Curtas:

# A sessão solene de entrega do Troféu Destaque Econômico será o ponto alto da programação dos 88 anos do município de Getúlio Vargas.

# O tradicional evento promovido pelos Poderes Legis-lativo e Executivo foi programado para a noite de 14 de dezembro, uma quarta-feira.

# Neste ano, o prêmio Cidadão Honorário vai homena-gear o comerciante Alceu Natalin Enricone, uma justa indicação do vereador Dinarte Farias (PP), presidente da Câmara.

# Natural de Cotiporã, o homenageado nasceu no dia 25 de dezembro de 1934, uma semana após a emancipação do município que viria a adotar.

# No ano de 1944, aos 12 anos, o menino Alceu Natalin Enricone na companhia dos pais e irmãos fixaram residência em Getúlio Vargas.

# Faltando um mês para a Expo Getúlio Vargas 2022, todos os 165 estandes foram vendidos.

# Nesta semana a comissão organizadora da feira anunciou que o show de abertura, programado para o dia 13 de outubro, será com a dupla sertaneja Althair & Alexandre.

# O evento é promovido pela Accias, Prefeitura de Getúlio Vargas, CDL, Sindicato Rural, Emater e Sutraf Alto Uruguai.

# A feira setorial vai abrigar a 4ª Mostra da Construção, a 2ª Moda Show, o 2º Feirão do Automóvel, o 1º Espaço Agro, o 1º Pavilhão da Agroindústria Familiar e o 1º Espaço Sustentável.

# De igual modo, o espaço kids, praça de alimentação e uma programação cultural, palestras e shows.

# Com o objetivo de aproximar os jovens da política, o Centro Universitário Ideau dá continuidade ao projeto batizado de Política na Academia.

# Na segunda-feira (19), véspera do feriado de 20 de Setembro, o encontro será com o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo).

# Candidato à reeleição, o parlamentar vai falar acerca do trabalho realizado ao longo da atual legislatura, e dos projetos para a próxima, caso for reeleito.

# Programado para o dia 1º de setembro o encontro com o candidato ao senado Hamilton Mourão (Republicanos), acabou não sendo realizado devido à mudança de agenda do vice-presidente da República.

# Com a redução do período de campanha eleitoral os candidatos ao governo do Estado, senado, deputados estadual e federal apostam no horário eleitoral gratuito de rádio e TV e nas redes sociais.

# Nenhum dos postulantes do Palácio Piratini estiveram em Getúlio Vargas e é crível que, faltando duas semanas para o pleito, não virão ao encontro dos eleitores.

# No sábado 03, Edgar Pretto (PT) e Eduardo Leite (PSDB), candidatos a governador, fizeram campanha na cidade de Erechim, o maior colégio eleitoral do Alto Uruguai.


Dito & Feito:

O trabalho incansável do prefeito Genoir Marcos Florek (PL) deverá tirar Centenário da infame lista das cidades sem ligação asfáltica. Já licitada, a obra será realizada pela empresa Traçado, de Erechim, com investimento em torno de R$ 12 milhões. Na última sexta-feira (09), o prefeito Neninho, acompanhado de uma comitiva, viajou para Carazinho e entregou nas mãos do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) o convite para a solenidade de assinatura da ordem de início do asfaltamento da ERS-477.

Gostou? Compartilhe