A busca por agilidade na hora da venda é unânime entre os proprietários de imóveis disponíveis no mercado. Nada mais justo na prestação de um serviço, ainda mais quando novas realizações estão diretamente condicionadas à comercialização do imóvel. Então, qual estratégia usar para garantir maior celeridade na venda? A resposta mais óbvia é garantir que o imóvel seja visto pelo maior número de pessoas, afinal, estamos cansados de saber que “o que não é visto não é lembrado”. O que fica meio torto nessa história é a falsa impressão de que, anunciar em várias imobiliárias pode acelerar o processo de venda, quando, na prática, o maior resultado se dá justamente na exclusividade.
Ao invés de limitar bons negócios, a exclusividade é a melhor escolha para potencializar as chances de vender mais rápido e por um preço melhor. Ao contrário do que muitos pensam, anunciar um imóvel em mais de uma imobiliária não é a melhor opção por diversos motivos. O primeiro e mais evidente é a impressão que um imóvel coberto por placas pode gerar ao potencial cliente. Como não imaginar que o proprietário está desesperado, disposto a vender a qualquer custo? Afinal, o imóvel pode estar disponível há tempo suficiente para que propostas inferiores ao valor de mercado sejam facilmente aceitas. E se realmente estiver disponível a muito tempo, será que a estrutura deste imóvel não está comprometida? Não há dúvida de que essas impressões afastam para bem longe potenciais compradores.
Na maioria das vezes, o contrário se mostra muito mais efetivo. Em pesquisa realizada pelo CRECI de Minas Gerais identificou-se que 89% dos imóveis negociados com maior agilidade tinham contrato de exclusividade. Mais do que evitar transmitir uma imagem errada ao público que está procurando um imóvel para comprar, imóveis exclusivos dão maior fluidez às negociações. Como proprietário é preciso considerar o poder de barganha de quem está do outro lado. Disponibilizar seu imóvel em mais de uma imobiliária aumenta a concorrência e diminui seu controle sobre as negociações. Ter que negociar com muitos profissionais pode gerar confusão e prejudicar as negociações por demandar tempo, energia e muita paciência. Qualquer distração pode ser determinante, podendo levar ao fracasso um negócio que teria tudo para dar certo se fosse trabalhado com exclusividade.
Concentrar as negociações em um só profissional é, sem dúvidas, a forma mais inteligente de obter um bom negócio. Um bom corretor é mais do que suficiente para conhecer bem cada detalhe do seu imóvel e, o mais importante, ter pleno comprometimento com o seu objetivo principal. Um profissional qualificado e comprometido com o seu imóvel saberá atuar da forma mais efetiva possível, filtrando ofertas indesejáveis para que você possa se concentrar naquelas que realmente forem interessantes e coerentes com o que você procura.
Vale lembrar também que imóveis exclusivos sempre terão um destaque maior no estoque de qualquer corretor ou imobiliária, ganhando prioridade pelo maior potencial de retorno financeiro que possuem. O investimento em mídia é maior, a qualidade dos anúncios é superior e a visibilidade, consequentemente, é enorme. Isso porque além de site e redes sociais, as imobiliárias também investem em outros canais de busca, desde Google e portais imobiliários, até meios mais tradicionais como, jornal, rádio, televisão, revistas e panfletos.
No final das contas, o mito de anunciar em várias imobiliárias cai por terra quando a exclusividade mostra na prática os melhores resultados. Entre uma opção e outra, a melhor sempre será aquela que priorizar o seu imóvel trabalhando com inteligência e credibilidade.