OPINIÃO

GOLPE DO BOLETO FALSO

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Federação Brasileira de Bancos lançou um alerta à população brasileira sobre o aumento de casos do golpe do boleto falso. Por esta fraude, os golpistas buscam enganar os consumidores com a oferta de liquidação de dívidas antigas por meio de boletos falsos, com promessas de descontos consideráveis. A Febraban informa que disponibiliza para qualquer cliente de banco ou não, a Nova Plataforma de Cobrança (NPC) que permite o pagamento de boletos vencidos em qualquer canal de recebimento - de banco ou financeira -, bem como inclui a quitação via Débito Direto Autorizado (DDA), o que reduz o risco de fraudes, pois o sistema só trabalha com boletos registrados. Para que o consumidor não seja enganado por este golpe do boleto falso, os bancos recomendam a adesão ao Débito Direto Autorizado (DDA). Ao se cadastrar neste serviço, o cliente irá receber a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em nome dele. Como o serviço pesquisa as informações diretamente na Nova Plataforma de Cobrança, não há o risco de o documento ser fraudado por um golpista. O cadastro no sistema é simples, basta o consumidor fazer o registro como “pagador eletrônico” na instituição financeira em que tem conta. O DDA não é a mesma ferramenta usada no débito em conta. Pelo DDA, o banco é autorizado a notificar o cliente cada vez que um boleto é emitido em nome dele. Para se ter uma ideia da grandeza do golpe do boleto falso, anualmente o Banco Central elimina cerca de 6 bilhões de boletos falsos.


BEBIDAS LÁCTEAS FAKE

NA MIRA DO PROCON

Um grupo de empresas que comercializa bebidas e misturas lácteas em todo o país foram notificadas pelo Procon de São Paulo para darem esclarecimentos a respeito do conteúdo de produtos que se assemelham a leite, leite condensado e creme de leite. Ao todo, 11 empresas terão que dar explicação sobre produtos que já estão sendo considerados fake pelos consumidores, porque usam soro de leite no lugar do leite. Fazem parte da lista de empresas investigadas a Nestlé Brasil, Itambé, Companhia de Alimentos Ibituruna, Laticínios Trevo de Casa Branca, Laticínios Bela Vista, Cooperativa Central Mineira de Laticínios – Cemil, Doce Mineiro, Vigor Alimentos Leco, Tella Barros Comércio e Importação de Frios e Laticínios, Oceânica Comércio de Gêneros Alimentícios, dentre outras. De acordo com o Procon, o uso de embalagens parecidas com as originais pode provocar confusão e enganar os consumidores.


REDUÇÃO DO ICMS NO TELEFONE

A Anatel determinou um prazo de 15 dias, sob pena de multas de até R$ 50 milhões, para as prestadoras de serviços de telecomunicações repassarem aos consumidores a redução das alíquotas de ICMS. A redução faz parte do conteúdo de normas aprovadas na Lei Complementar n.º 194, que fixou um teto para as alíquotas de ICMS sobre os setores de combustíveis, gás, energia, comunicações e transporte coletivo.

Gostou? Compartilhe