Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste domingo (02). No Rio Grande do Sul são 8.593.469 pessoas, sendo 52,65% mulheres e 47,35% homens. Destes, 1.100.400 eleitores não são obrigados a participar e compreendem um público de 16 e 17 anos ou com mais de setenta. Mas se depender dos esforços do Tribunal Regional Eleitoral, grande parte deste grupo, que representam 12,8% do eleitorado rio-grandense, irá exercer o direito de voto. Não há em nenhum dos 27 estados, e também no Distrito Federal, mais eleitores do que eleitoras, e no RS a proporção é a maior. Números do TSE apontam que a porcentagem de eleitores com 60 anos ou mais é a maior da história. Também neste quesito o RS lidera o ranking e representa 26%%, o que atesta a longevidade dos moradores da unidade da federação mais meridional do Brasil.
I I
Esta será a nona eleição para presidente da República desde a promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Desde então a nação brasileira conheceu a sua mais estável democracia, em que pese o impeachment dos presidentes eleitos em 1989 e 2014. Há exatos vinte anos as urnas eletrônicas passaram a ser utilizadas e desde então cinco candidatos a presidente foram eleitos ou reeleitos. De igual modo, governadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, e vereadores. Instituições reconhecidas nacional e internacionalmente como, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) estão mobilizadas e acompanham todo o processo iniciado com a campanha eleitoral e que se estende até a apresentação oficial do resultado, da diplomação dos eleitos e suas respectivas posses.
I I I
No último sábado (23), A OAB/RS lançou em Porto Alegre a campanha “Voto não tem preço, voto tem consequência”. O evento contou com um grande público formado por advogados e advogadas, autoridades e integrantes de outras entidades da sociedade civil. Todas as 106 subseções da OAB/RS estão irmanadas na campanha que entre outros estimula a sociedade a decidir sobre quem serão os seus escolhidos. O intenso e silencioso trabalho do TRE/RS chega à reta final e mobiliza milhares de pessoas, na sua grande maioria voluntárias. Na 70ª Zona Eleitoral os mais de 450 voluntários vão receber os eleitores no domingo (02) entre as oito e dezessete horas para que realizem o direito ao voto. O município de Getúlio Vargas é o maior colégio da 70ª ZE com 13.216 eleitores. Na sequência vem sertão com 4.910 eleitores, Estação com 4.857, Erebango com 2.537, Ipiranga do Sul 1.969, e Floriano Peixoto com 1.881 eleitores.
Curtas:
# A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) realiza, no dia 11 de outubro, a eleição dos dirigentes.
# Além do campus Erechim a tradicional instituição de ensino superior está presente em Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
# Na tarde de terça-feira (27) os integrantes da chapa única que concorre a Reitoria apresentaram suas primeiras propostas de trabalho a lideranças acadêmicas do campus Erechim.
#. A chapa é composta pelo Reitor Arnaldo Nogaro, que vai continuar na liderança da Universidade.
# O vereador Marco Antônio Talgatti (PTB) apresentou uma solicitação na sessão da Câmara de Getúlio Vargas realizada na noite de quinta-feira (29).
# Estreante no plenário da casa legislativa, Talgatti roga ao executivo “melhorias na Rua Irmão Gabriel Leão, esquina com a Rua João Carlos Machado”.
# Acontece que os dois logradouros são paralelos e, portanto, não se cruzam ao longo de suas extensões.
# A 23ª Feira do Livro de Erechim, que vai integrar a Cidade da Cultura da Frinape 2022, terá como patrono o professor Neivo Zago.
# O anúncio foi feito nesta semana pelos organizadores o escritor homenageado será Ermindo Silva.
Dito & Feito:
O 1º lugar no IDEB no RS vai par Ipiranga do Sul. O s resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 16. Os dados são relativos a 2021, e no resultado do RS o município governado pelo prefeito Marco Antônio Sana (PTB) e o vice-prefeito Fabiano Klein (PP) atingiu a nota 8.0 nos indicadores educacionais nas provas realizadas para o 5º ano. Em que pesem as dificuldades enfrentadas no período da pandemia o poder executivo, através da Secretaria da Educação, capitaneada por Dejair Pasa e o total envolvimento do corpo docente e das famílias, garantiu, através do ensino remoto, a realização do processo ensino aprendizagem.