Ponto de vista
Desde o ano de 1982, quando do retorno da eleição direta para os governos estaduais, ocorreram outras dez campanhas, incluindo a que antecedeu o primeiro turno de dois de outubro. Até a disputa realizada há quatro anos, as executivas municipais dos partidos e seus vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e a grande maioria dos filiados, se mobilizam na campanha dos candidatos de suas siglas. De igual modo a contar da eleição presidencial de 1989. Além de irmanados na mesma linha política, prevista nos respectivos estatutos, os resultados das urnas poderiam ou não ter reflexo na eleição municipal. Os números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral ainda na noite de domingo (02), revelam que o modelo implodiu, tanto no resultado da eleição majoritária quanto proporcional. Se houverem reflexos eles vão aparecer em 2024.
I I
A vitória de Jair Bolsonaro (PL) em 25 dos 32 municípios que integram a Amau refletiu o desempenho alcançado pelo atual mandatário na região sul do Brasil. O ex- presidente Lula (PT) foi o mais em sete deles. O ex- ministro Onyx (PL) superou os demais postulantes ao Palácio Piratini em 22 deles. O deputado Edegar Pretto (PT) venceu em nove, e o ex- governador Eduardo (PSDB), que está no segundo turno, foi o mais votado no município de Barra do Rio Azul. Para a Assembleia Legislativa a região passa a contar com a Delegada Nadine (PSDB), eleita para seu primeiro mandato com 40.937 votos. Com domicílio eleitoral em Erechim, o deputado estadual Paparico (PL) foi reeleito com 59.646 votos. Gilmar Sossella (PDT), de Tapejara, retorna ao Palácio Farroupilha para a 56ª legislatura (2023 – 2026). Nenhum candidato da região foi eleito para a Câmara Federal, e Anacleto Zanella (PT) ficou na suplência.
Unimed Erechim
Com mais de 24 mil clientes, 247 médicos cooperados e 300 colaboradores, a Unimed Erechim completou 51 anos na quarta-feira (05). A história da primeira Unimed do Rio Grande do Sul pode ser conferida no livro lançado para as comemorações do seu cinquentenário. Na obra, o relato dos fundadores revela que a ideia de sua fundação se deu durante um encontro realizado em Getúlio Vargas no ano de 1971. Na oportunidade, médicos de Erechim e de Getúlio Vargas, que participavam das festividades de aniversário da Cervejaria Serramalte, e do lançamento da cerveja Extra Luxo, ouviram de um colega de Porto Alegre, relatos de iniciativas bem sucedidas em países do hemisfério norte. Para celebrar mais um aniversário, a direção da instituição, presidida pelo médico Luiz Felipe Barreneche Leães, promove atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar. A T Fabris