OPINIÃO

CONSUMIDORES MUDAM COMPORTAMENTO PÓS-PANDEMIA

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A 46ª edição do Webshoppers, divulgada neste segundo semestre de 2022, apontou as principais transformações na relação entre consumidores e mercado após a pandemia do Covid-19. A Webshoppers estuda o desenvolvimento das tecnologias e sistemas voltados para o e-commerce. O primeiro diagnóstico da pesquisa é que as vendas por meio do e-commerce cresceram em larga escala. Com o confinamento, as pessoas aprenderam a fazer compras on-line. Com relação aos produtos consumidos, a pesquisa detectou um acréscimo de 12% na venda de alimentos e bebidas. O segmento que mais cresceu foi o de supermercados, com volumes maiores de compras também pela internet. O setor de perfumaria e cosméticos, além de produtos de bebê e de higiene e saúde também cresceram em vendas. Segundo especialistas em consumo, uma mudança de comportamento evidenciada pós-pandemia foi a inversão da lógica da procura pelo preço mais em conta por produtos que satisfaçam os sonhos dos consumidores. O consumidor passou a comprar produtos do dia a dia de forma virtual. A pesquisa aponta, ainda, como mudanças de comportamento o fato de que o consumidor passou a comprar mais na terça, por meio virtual, e nos finais de semana de forma física, nos estabelecimentos comerciais e com a possibilidade de pesquisar na internet, o consumidor está buscando várias opiniões antes de confirmar as compras.


DESCONTÃO NO DIA DOS SUPERMERCADOS

Impactado com a queda do poder aquisitivo da população, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) decidiu criar uma nova data anual no calendário do varejo com o objetivo de ofertar descontos para o consumidor. Segundo a ABRAS, a data vai ser chamada de “Dia do Supermercado” e está programada para acontecer no dia 12 de novembro. É uma espécie de Black Friday, mas não coincidirá com a famosa semana dos descontos do comércio, que comumente ocorre na última sexta-feira de novembro. Para os próximos anos, a data poderá ser alterada.


CANCELAMENTO DE SHOWS DO COLDPLAY

A empresa organizadora dos shows do Coldplay terá que reembolsar integralmente os ingressos dos consumidores que não poderão assistir ao show programado para março de 2023. O show deveria acontecer neste mês de outubro, mas em razão de infecção pulmonar que atingiu o vocalista Chris Martin, foi transferido para 2023. Segundo o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa do Tribunal de Justiça carioca, “a Eventim, organizadora do show do Coldplay, tem o dever de fazer o reembolso integral dos ingressos, taxa do serviço administrativo e correção monetária aos compradores que não puderem comparecer nas novas datas divulgadas”. A ação foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Cidadania.

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