OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não é de hoje que o funcionalismo público vem sendo apontado como um dos vilões da crise financeira de significativa parcela de municípios e unidades da federação. Mesmo tendo uma das cargas tributárias mais altas do mundo e da adoção de modernos mecanismos de controle que buscam minorar a sonegação, a maior parte dos recursos arrecadados são utilizados na manutenção da máquina pública. Apesar dos baixos salários e com a autoestima cada vez mais abalada, os profissionais da educação, saúde e segurança seguem na linha de frente no atendimento à população. A cada eleição a importância de valorizar e investir em cada um deles é repetido em profusão. Tão logo o resultado do pleito é anunciado, e os eleitos diplomados e empossados, as promessas caem no esquecimento para surgirem na campanha seguinte.


II

O RS é o sexto estado mais populoso, e nos últimos sete anos o número de servidores do executivo teve uma redução de 19,7%. Números de 2021 revelam que o quadro de pessoal caiu de 153.040 trabalhadores ativos em 2015 para 122.852. Pode ter passado despercebido pela grande maioria dos eleitores o fato de quinze dos trinta e cinco deputados estaduais que votaram pela retirada de direitos dos servidores públicos e sobretaxou os aposentados não alcançarem a reeleição. E a reação não foi apenas dos servidores e seus familiares, mas da parcela de gaúchos que vem sendo frontalmente atingidos pela precarização dos serviços. A tentativa de colocar o funcionalismo como inimigo da população, e elas muitas vezes são lidas nas redes sociais de muitos deputados, parece não ter tido eficácia.


Curtas:

# O poder legislativo de Sertão, presidido pelo vereador Zenir Miguel De Gregori,(PP) aprovou por unanimidade projeto do executivo que institui o programa Internet no Campo.

# Outros dois projetos de Lei, os de número 2.804 e 20805, que dispõem respectivamente sobre o Conselho Municipal de Turismo e sobre o Fundo Municipal do Turismo estão em análise na comissão geral de pareceres.

# Programada para entrar em operação no dia 18 de dezembro a planta industrial da Alibem, de Estação, segue contratando funcionários. .

# Dentre os cargos que estão sendo preenchidos estão os de eletricista de manutenção, operador de casa de máquinas, mecânico de manutenção, e operador de empilhadeira.

# A Secretaria do Meio Ambiente de Getúlio Vargas instalou nesta semana contêineres de lixo na área central da cidade.

# De acordo com Jackson Karpinski, titular da pasta, nesta primeira etapa são 30 pares de contêineres, azul para o lixo reciclável e marrom para o lixo orgânico,  

# Para 2023 o programa se estenderá para os demais bairros da cidade, modernizando deste modo a coleta do lixo.

# O requerimento, que cria comissão especial destinada a acompanhar as obras de acessibilidade na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas foi aprovado por unanimidade.

# Na mesma sessão, realizada na noite de quinta-feira (20), entrou em pauta o projeto de lei do executivo que cria o Conselho Municipal de Lazer, Desporto e Recreação.

# O mesmo projeto também prevê a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Desportivo e do Lazer.


Dito & Feito::

A direção do Hospital São Roque, presidida por Clóvis Dall’Agnol, e Cláudio Santolin, diretor operacional, receberam no final da tarde de quinta-feira (20) Arita Bergmann, Secretária de Estado da Saúde. Na oportunidade foi feita a entrega simbólica de recursos na ordem de R$350 mil. Os recursos para o São Roque, que integra a Rede Regional de Atenção Terciária Região 16, serão investidos na aquisição de equipamentos para qualificar a assistência (aparelho Facoemulsificador e camas para realização de parto humanizado).

Gostou? Compartilhe