Os lojistas e fornecedores de serviços e produtos estão com grandes expectativas de venda para a próxima Black Friday, que está marcada para o dia 25 de novembro. Empresas locais já iniciaram diálogo com o consumidor, por meio de mídias e de divulgação nos órgãos de imprensa, para que o passo-fundense e consumidor regional dê valor aos produtos locais, tanto em compras físicas quanto no e-commerce. A disputa pelo mercado é intensa neste período e, por isso, é importante a comunicação com o consumidor e a comprovação por meio de ofertas e promoções de que os preços são atrativos e efetivamente apresentam economia ao destinatário final. Grandes marcas de empresas, especialmente de eletrônicos, já estão lançando ofertas e muitas iniciaram nesta semana a campanha com vendas antecipadas. Nada impede que o lojista local também inicie as ofertas e busque atrair os consumidores. O essencial neste período é que as promoções sejam verdadeiras, efetivas e que os negócios sejam firmados dentro de princípios como a lealdade, transparência, informação precisa e boa-fé.
DÍVIDAS COMPROMETEM CERCA DE 30% DA RENDA DA FAMÍLIA
Os números da economia são alarmantes. Segundo dados do Banco Central (BC), o comprometimento da renda das famílias brasileiras com dívidas chegou a 29,4% em agosto. Este percentual é o maior registrado desde 2005. O endividamento das famílias em agosto atingiu 52,9%. Conforme a pesquisa, o percentual de pessoas que não conseguem pagar as contas dentro do prazo estipulado pelos bancos está em 5,7%. O índice preocupante é o maior desde agosto de 2017. Uma das razões para o crescimento do endividamento é a alta da taxa Selic.
HIGIENIZAÇÃO PRECÁRIA GERA INDENIZAÇÃO
A higienização precária na parte interna de um ônibus gerou a condenação da empresa Kandango Transporte Turismo. A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal justificou a condenação de indenização em razão do não atendimento às regras sanitárias do ônibus que fazia o trajeto Brasília-Recife. Segundo a consumidora que moveu a ação, havia sujeira acumulada, como pedaços de bolacha, casca de frutas, latas, garrafas de plástico e embalagens jogadas no piso e nos bancos. O ônibus também estava infestado de insetos, como baratas. Foi fixada uma indenização de R$ 3 mil por danos morais à consumidora. É importante destacar que o Código de Defesa do Consumidor prevê que os serviços e produtos fornecidos aos consumidores não pode colocar em risco a saúde, a segurança e a vida das pessoas. A falta de higiene nos ônibus representa risco à saúde.
CÂNCER
A ANVISA autorizou o registro sanitário de mais um produto de terapia gênica baseada em Células T modificadas para expressarem Receptores Quiméricos de Antígenos (CAR), o denominado Yescarta® (axicabtagene ciloleucel). O produto, do laboratório Kite, uma empresa do grupo Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, é destinado ao tratamento de pacientes adultos com Linfoma de Grandes Células B (LDGCB), recidivado ou refratário, após duas ou mais linhas de terapia sistêmica.