OPINIÃO

Teclando - 23/11/2022

Menor é problema grande

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Menor é problema grande

Aumenta o número de menores perambulando pelas ruas de Passo Fundo. Na madrugada! Noite dessas, tive que atravessar no meio de uma inexplicável fila na calçada da Independência. Além da obstrução ao passeio público, a triste constatação de que grande parte da fila era formada por menores. Sim, pelo que vi, eram adolescentes ou mesmo crianças ingressando numa espécie balada popularesca. Pode? Antigamente, a circulação de menores à noite era coibida pelo Juizado de Menores. Hoje, acredito, essa ação é de responsabilidade do Conselho Tutelar, cujas vagas são bastante concorridas. Ora, se há tamanho interesse pela função, agora, no exercício do cargo a responsabilidade deve ser ainda maior. E, então, informo aos nobres ocupantes dos cargos de conselheiros que há muitos menores que circulam nas madrugadas, frequentam baladinhas, bebem pelas ruas e sabe-se lá mais o quê.

A noite oferece um elevado grau de vulnerabilidade para esses menores que, por outro lado, também acabam perturbando. Ora, não podemos fazer vistas grossas diante de um problemão desses. Então, diante de tantas atribuições, se restar um tempinho não é difícil resolver essa triste situação, um pepino público e notório. Assim como temos a ação eficiente da Balada Segura para coibir alcoolizados ao volante, nos mesmos moldes deveríamos contar com uma ação semelhante para tirar os menores das ruas. A informação está aqui, Impressa! Ora, é um registro público. Então, burocracia à parte e com boa vontade, o que vale é resolver.

Máscara

Desde o início da pandemia, faço acompanhamento diário do número de novos casos de Covid-19 em Passo Fundo. Entendo que, por se tratar de transmissão, esse é o dado mais importante para medir como está a contaminação. Pois bem, os números que estavam em queda voltaram a subir. Em setembro, outubro e primeira semana de novembro a média de novos casos esteve em 3 por dia. Na última semana deu um salto e, em apenas quatro dias foram 120 registros. Isso significa que a contaminação aumentou em média para 30 novos casos/dia. O uso da máscara é muito bem-vindo.

Bourbon

Cartão de visitas de Passo Fundo e um referencial regional, o Bourbon Shopping sempre traz novidades ou melhorias em sua estrutura. Agora as ilhas cobertas do estacionamento ganham um novo telhado. A novidade é o material metálico utilizado na cobertura. Ainda está em fase de implantação, mas logo será mais um item para qualificar o Bourbon.

Bananas

Atrás de Índia, China e Indonésia, o Brasil é o quarto maior produtor de bananas do mundo. Isso, porém, não significa que sejamos uma republiqueta de bananas como retratam alguns filmes sobre a América Latina.

Da Frinape ao Catar

Na semana passada, o amigo Marco Zandoná convocou-me para o Spaten Garten na Frinape em Erechim. Não pude comparecer, mas a recepção da Disfonte foi nas dimensões da qualidade da Spaten, a autêntica Munich Helles. Mal tomou um fôlego depois da Frinape e, nesta madrugada, Marco já estava a bordo de um Boeing 777 da Qatar Arways com destino ao Catar. E como a AmBev (com a marca Budweiser) é a patrocinadora da Copa do Mundo, ele assistirá dois jogos do Brasil. Na volta, promete muito chope para contar as histórias da viagem,

Mal-educados

Mal-educados, nesse caso como adjetivo, leva hífen. Tive que pesquisar pois, depois do famigerado acordo, quando o hífen não despenca fica grudado. O difícil é saber quando e como usá-lo. Pois bem, então, com hífen, os mal-educados ainda colocam alto-falantes (também com hífen) nas portas dos estabelecimentos comerciais. Isso é proibido. Já não estaria na hora de uma ação contundente que, assim como um hífen, seria um traço de união entre ouvidos e o respeito à legislação?

Meteorologia

Quando a turma do Rebelatto vai para a calçada no Café do Borga não dá outra: chove ou esfria. Já vale como previsão do tempo.

Terra plana

A Terra permanece plana ou agora há novos planos?

Chatice

Não existe nada mais chato do que uma criança emburrada quando perde uma disputa.

Escândalos

Na Mesa Um do Oásis as apostas não têm nada a ver com a Copa do Mundo. A turma está jogando as fichas nos escândalos previstos. E tem ficha no monte certo!

Trilha sonora

Roberto Carlos e Erasmo Carlos – Sentado à Beira do Caminho

 


Gostou? Compartilhe