OPINIÃO

Um ano, muitos feriadões

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ano que inicia dentro de 37 dias terá pelo menos sete datas que podem se transformar em feriados prolongados. O único feriado em janeiro, Dia da Confraternização Universal, será no domingo. O carnaval de 2023 caiu no dia 21 de fevereiro. Em março não haverá nenhum feriado, mas em compensação em abril serão dois no dia sete e 21, Sexta-Feira Santa e Tiradentes, também numa sexta-feira. Maio inicia com o feriado do Dia do Trabalho, na segunda-feira. Feriado nacional, o dia sete de setembro será numa quinta-feira, e o feriado de 20 de setembro, no RS, numa quarta-feira. O Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado no dia 12 de outubro cairá numa quinta-feira.


II

Em novembro os dois feriados, Finados e Proclamação da República, serão na quinta-feira e quarta-feira, respectivamente. E por fim o Natal, na segunda-feira. Há também os feriados municipais. Em abril os das emancipações de Erebango, Ipiranga do Sul, e Estação. O primeiro no dia 11, terça-feira, o segundo no dia 20, quinta-feira, e o terceiro no dia 21, sexta-feira. Em novembro, Sertão, no dia cinco. Em dezembro Getúlio Vargas e Floriano Peixoto, no dia 18 e 28, porém, o primeiro comemora a efeméride no dia oito, no dia da Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

 

Floriano Peixoto 26 anos

A XIII Festa Alemã e a IX Festa Polonesa, que reuniu um grande público no último dia 14, véspera do feriado da Proclamação da República, marcou o inicio das festividades do 26º aniversário de emancipação do município de Floriano Peixoto. Na programação especial da administração do prefeito Orlei Giaretta (MDB) e do vice-prefeito Odacir Malacarne (PP) será realizado o passeio ciclístico e o sorteio de bicicletas aos participantes, mateada, apresentação da Banda Municipal, matiné com o Musical Luvi, entre outras atrações. As festividades seguem até o dia 16 de dezembro.


Curtas:

# Em edição extraordinária a rádio corredor noticiou que o prefeito Paulo Polis (MDB), de Erechim, teria recebido o convite para integrar o primeiro escalão do governo Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB).

# O alcaide confirmou o fato, revelando que foi consultado pelo vice-governador eleito, mas que agradeceu e declinou.

# Polis argumentou que foi eleito para um mandato de quatro anos e que seu compromisso é com Erechim e os inúmeros projetos em andamento.

# Dentre os partidos da coligação vencedora no segundo turno não há previsão de que algum nome da região ocupe cargo no primeiro escalão que será empossado no raiar de 2023.

# Nos bastidores as lideranças políticas disputam a indicação dos cargos de terceiro escalão para a 11ª Coordenadoria Regional da Saúde.

# De igual modo da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, todas com sede em Erechim, entre outros.

# Estação está entre os municípios da região da Amau que estão investindo na área do turismo.

# Empreendedores que irão integrar o roteiro turístico municipal iniciaram na manhã de quarta-feira (23) o III Módulo do Curso de Turismo Rural realizado pelo Senar/RS.

# O curso é uma parceria do município, Sindicato Rural de Getúlio Vargas e do Escritório da Emater de Estação.

# Um grupo de Porto Alegre realizou na semana que passou a Rota Turística Caminho das Flores, Cores e Sabores, em Ipiranga do Sul.

# O Conselho de Turismo de Ipiranga do Sul é presidido pela bióloga Raquel Dalatese Antunes, e o roteiro é referência para outros municípios.

 

Dito & Feito:

O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), de Estação, recebeu no seu gabinete na terça-feira (22) a visita do Padre Valtuir Bolzan, da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas. 

Gostou? Compartilhe