OPINIÃO

Em cartaz

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Com previsão de estreia em abril de 2024 o filme “Barão Hirsch - O Judeu de Quatro Irmãos” deverá guindar o município e região no mapa do turismo nacional e internacional. Dirigida por Osnei de Lima, a película, em fase de pós-produção, está sendo apontada pela imprensa especializada como uma das maiores obras do cinema independente produzida no Brasil. O roteiro leva a assinatura do cineasta, que iniciou as pesquisas sobre o banqueiro e filantropo judeu há 25 anos. Seu lançamento vai coincidir com as comemorações dos 120 anos da imigração judaica ao Rio Grande do Sul, Diante da repercussão do filme, o governo de Quatro Irmãos, em parceria com os de Erebango, Jacutinga, Campinas do Sul e outros três municípios que também fizeram parte do território da fazenda adquirida pela Jewish Colonization Association (ICA) no início do século passado, se irmanam na criação oficial de uma rota turística, histórica e cultura. No centro do projeto está a memória da imigração de judeus oriundos da Bessarábia, leste da Europa, que fazia parte do Império Russo e hoje da República Moldova.


II - O projeto foi apresentado durante encontro realizado em Porto Alegre. Presentes o prefeito de Quatro Irmãos, Giovan Poganski (PP), o presidente da Câmara, vereador Valdecir Toigo (PP), e o chefe do gabinete e diretor da comissão de cultura, Aljucir Quadros. De igual modo o cineasta Osnei de Lima, a Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo, o secretário Estadual de Turismo, Vilson Covatti, o diretor de Turismo do RS Alexandre Romano, o presidente da Sociedade Israelita de Erechim, Hercio Agranionik os dirigentes do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Nilton Wainer e Rodrigo Pires Bernardes, e representantes do Sicredi. Dentre as ações imediatas para consolidar a rota, a recuperação de equipamentos culturais da região, como o Cemitério Judaico, o Parque Ambiental, e o antigo Hospital, que abriga o Memorial da Imigração Judaica ao RS. De igual modo, a realização de exposições locais e itinerantes de documentos e objetos históricos, a inclusão do tema no currículo escolar nos sete municípios, e a divulgação da rota em âmbito estadual, nacional e internacional.


III - Não é de hoje que produções cinematográficas, reportagens jornalísticas, exposições de fotografias, obras literárias e históricas, para ficar apenas em quatro exemplos, despertam o interesse do público por cidades e regiões. Os filmes Anahy de las Misiones (1997) e Netto Perde sua Alma (2001), rodados em Uruguaiana e outros municípios da Região dos Pampas contribuíram na difusão do potencial turístico local. O mesmo se deu com A Casa das Sete Mulheres (2003), película gravada em Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Pelotas e Uruguaiana. Exibida entre os dias sete de janeiro e oito de abril de 2003, em 51 capítulos, a minissérie produzida pela TV Globo foi o marco divisor para o boom no turismo da região serrana do RS. Além de duplicar o número de pousadas, uma série de investimentos e benfeitorias foi realizada nas cidades que compreendem a região dos Aparados da Serra. Passadas duas décadas, turistas do Brasil e exterior continuam a chegar ao RS dispostos a conhecerem os cânions aonde foram feitas as cenas iniciais da minissérie baseada na obra de Letícia Wierzchowski e adaptada por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão. Neste mesmo caminho segue Quatro Irmãos e região.


Curtas:


# Se depender dos esforços dos poderes executivo e legislativo de Getúlio Vargas, o município será contemplado com recursos federais e emendas parlamentares.

# Para pavimentar o caminho uma comitiva esteve em Brasília entre segunda-feira (13) e quinta-feira (16).

# Do executivo viajou a capital federal, o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) e os titulares das secretarias do Meio Ambiente, e da Saúde e Assistência Social, Jackson Karpinski e Graciele Possenti, respectivamente, e do legislativo o vereador Jeferson Karpinski (PP).

# Na Câmara o grupo foi recebido pelos deputados Marcel Van Hattem (Novo), Pedro Westphalen (PP), Luiz Carlos Busato (União Brasil), Covatti Filho (PP) e Tenente-Coronel Zucco (Republicanos).

# O município de Getúlio Vargas informou na quarta-feira (15, que na segunda-feira e terça-feira de Carnaval haverá ponto facultativo, com retorno ao expediente na tarde de quarta-feira (22).

# O prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero (MDB), cumpriu na quarta-feira (15) uma extensa agenda em Porto Alegre.

# Na companhia de Marcelo Zancanaro, assessor de projetos e convênios, Tomelero foi recebido pelo vice-governador.

# Na pauta da audiência com Gabriel Souza (MDB) no Palácio Piratini, o acesso asfáltico da ERS-9070 que liga a cidade de Erebango a ERS-135.

# O mesmo tema foi tratado durante encontro com a deputada Nadine Tagliari Farias Anflor (PSDB) na Assembleia Legislativa.

# Para a liberação de recursos na ordem de R$105 mil a serem investidos em doze micros açudes a reunião ocorreu com Giovani Feltes (MDB), secretário de Estado da Agricultura.

# A agenda do dia ainda incluiu audiências com Roberto Fantinel (MDB), titular da pasta da Assistência Social, e na Secretaria da Educação, para tratar do término da Escola Indígena de Ensino Fundamental.


Dito & Feito:


Vendendo meu destino, oportunidades e estratégias do Mapa do Comportamento do Turista no RS. Este é o tema do workshop que está sendo realizado em cidades polos do RS. Na região, ele aconteceu na Uri Erechim, em parceria com o Credenor. O município de Estação foi representado pelo prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), pela primeira-dama Vaneli, a presidente do Conselho de Turismo de Estação, Carla Carvalho, e a vice-presidente do referido conselho e chefe do escritório da Emater, Marisa Secco. 




Gostou? Compartilhe