Um avião e oito ônibus
Queiram ou não queiram, o Aeroporto de Passo Fundo já está no anedotário popular e até pode figurar no Guinness. Deixaram o principal (pista) de lado e construíram um acessório (novo terminal). Trocaram a segurança pelo bonitinho. Pior, pois equiparam o novo com aparatos velhos. Mas, longe dos olhares de eufóricos passageiros, os NOTAMs informam sobre restrições operacionais temporárias no aeroporto. Quando não é o PAPI, é o farol de aeroporto. Ou os dois juntos. Até parece que onde tem fio elétrico há um convite à pane? Não é exagero da minha parte pois, hoje, de acordo com essas publicações, além do farol de aeródromo, o PAPI da cabeceira 09 também estaria inoperante. Mas, é claro, há novidades altamente positivas como o novo pátio de aeronaves. É imenso e, agora, com a Expodireto, poderá abrigar uns oito aviões executivos ou até 12 se aproveitarem o pátio antigo.
Com um piso mais resistente permite a operação do Boeing 737-800. Então, como há uma considerável média de voos cancelados, fico imaginando quando um ventito de través ou a falta de visibilidade impedirem as operações. Ora, voo alternado e, sem avião no solo, quem está no embarque para São Paulo será deslocado de ônibus para Porto Alegre ou Chapecó. Como o avião tem capacidade para 186 passageiros, serão necessários quatro ônibus para levá-los. E, no sentido inverso, outros tantos para trazer a turma que estava no avião que não conseguiu pousar. Serão oito ônibus nas rodovias por conta de uma pista estreita e mal localizada. É claro que nunca podemos nos esquecer que a segurança operacional é indissociável da aviação. Mesmo assim, três batidinhas na madeira, em caso de um acidente o que dirão os arautos da falsa-modernidade? Aviação não é discurso. Aviação é segurança de voo!
Candidato?
Sei não. Quando o sujeito aparece muito nas fotos, tem presença dedicada nas redes sociais e surge em todos os eventos é sintomático. Os largos sorrisos deterioram a carapuça e escancaram o candidato. E, como quem não chora não mama, teria o perfil de um vice que não atrapalharia nenhuma candidatura. Apenas agregaria. Partido? Ora, continuaria representando a própria vitrine em que cintila.
72 horas
Nunca fui do tipo geração saúde, mas também me cuido. Resolvi dar um fôlego de três dias no copo para uma rápida desintoxicação. Ontem, tomei a última cervejinha antes da pausa de 72 horas. Fiquei no bico seco dias 29, 30 e 31 de fevereiro. Hoje, retomo os trabalhos normalmente.
Balões
Além das incógnitas do infinito azul, objetos misteriosos rondam os céus. Até uma velha máxima foi atualizada. “É um pássaro? É um avião? Não, é um balão!” Porém, com o uso de moderna tecnologia, os balões são alvos frágeis e vulneráveis. São lerdos e presas fáceis para o disparo das modernas armas de caças com alta tecnologia embarcada. A proporção é equivalente à agilidade de uma criança com um balão em festa de aniversário. Definitivamente, não importa a altitude, o céu não está para balões. Por precaução, nosso querido Charles Martin sumiu de circulação.
Pronúncias afetadas
Dói aos ouvidos e arrepia a alma deste velho speaker escutar exageros nas atenuações de pronúncia. O velho 18, outrora dezoito, ouço como “dizoitu”, enquanto as empresas viraram “impresas”. Quem saiu lucrando com isso foi o três que ganhou mais uma vogal e é interpretado como “treis”. Mas bah, só falta chiarem. Porém, pelo que sabemos, por essas bandas é só a chaleira que chia.
Perimetral
Entendo que a perimetral é uma das mais importantes obras dos últimos 50 anos em Passo Fundo. Só não compreendo o porquê de caminhões, que estão de passagem por esse chão, ainda atravessarem a cidade de ponta a ponta. À noite, então, a Avenida Brasil mais parece a BR-116. Por que não utilizam as perimetrais? Se, por um acaso, a resposta tiver relação com a segurança pública, então estamos diante de uma transferência de problemas.
Agravar ou aprimorar?
Observo, vejo estranhezas e até absurdos. Então, paro para pensar diante de situações de difícil compreensão. Piorar para melhorar? Mudar para pior? Ou melhorar para piorar? É complicado!
Trilha sonora
Burt Bacharach - I Say A Little Prayer