OPINIÃO

Teclando - 15/03/2023

Um padre no aeroporto

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um padre no aeroporto

Vira, mexe, remexe, venta e sempre pairam névoas e novidades sobre o Aeroporto de Passo Fundo. No final de fevereiro, o vereador Wilson Lill esteve no mais propalado aeródromo do sul do mundo. Já que ele é conhecido como Padre Wilson, pensei nos voos de outros padres: a tragédia do padre dos balões de Santa Catarina e o bem-sucedido inventor do balão a ar quente – Padre Bartolomeu de Gusmão. Então, em rápida associação de padre com aeroporto, imaginei que a visita do Padre Wilson seria para exorcizar o maligno vento de través por lá reinante. Depois, conversei com o sempre solícito vereador e soube que a sua visita estava relacionada ao transporte público do centro até o aeroporto. Inclusive, já protocolou indicação para que o Lauro Kortz seja servido pelo transporte coletivo urbano. Aliás, num passado recente, já houve proposta semelhante que “evaporou” entre as nuvens. A ideia do vereador é ampla e inclui atender um distrito verde, abrangendo também o Parque Wolmar Salton.

Excelente, pois, assim, além dos ônibus que levam passageiros dos voos cancelados, também teríamos ônibus ligando o centro da cidade ao aeroporto. Porém, é claro, não seria um transporte adequado para quem desembarca de um jato exalando uma fragrância Dior ou Chanel. Para isso o ideal seriam ônibus executivos, com ar condicionado e configuração adequada à modalidade. Mas, além de aviões e ônibus, o Aeroporto Lauro Kortz também conta com o serviço de táxis. E, como já sofrem a concorrência pela enxurrada de carros de aplicativos, certamente os taxistas irão berrar. Então, tal qual a difícil compensação do vento de través na pista estreita, também será necessária muita habilidade fora da área operacional. Até porque o nosso metrô sequer entrou no papel. Também seria muito complicada a implantação de hovercraft entre a Barragem da Corsan e a Rodoviária pelo leito do Rio Passo Fundo.

Ivo Tasca

Na última quinta-feira, a galera do tradicional cafezinho da Mesa Um saiu do Bar Oásis e desembarcou no apartamento do confrade Ivo Tasca. O anfitrião caprichou e, além do café, montou um buffet dos sonhos com um festival de bolachas, bombons e até rosquinhas, para deleite da gurizada. Segundo o Chó, as guloseimas foram adquiridas à beira das estradas nos tempos da empresa de ônibus do Ivo. Não pude comparecer nesta, mas estarei nas próximas. Uma tarde sem a turma da Mesa Um provocou uma oscilação preocupante no caixa do Oásis. Diante da situação, o Léo perdeu (mais) alguns cabelos, mas, otimista, acredita que pode recuperar as perdas. Abração, Ivo.

Aeroclube

Com pouco espaço destinado à aviação executiva no Aeroporto de Passo Fundo, durante a Expodireto a melhor opção foi o Aeroporto de Carazinho. Com o apoio de empresas, o aeroclube carazinhense consegui receber mais de 70 aeronaves. Então, muitos perguntam por que o Aeroclube de Passo Fundo não foi utilizado para receber esses aviões? A resposta é simples: jatos e turboélices maiores não operam nas pistas do Aeroclube. Motivo? A resposta é ainda mais simples: por falta de uma caprichada mão de piche. Na pista e no acesso! Até quando?

Invasão cultural

Há expressões que, quando ditas neste torrão em que pisamos, machucam os meus ouvidos. Sinaleira virou semáforo, cerração agora é neblina (logo dirão que é ‘fog’), transformaram o vazio em fraldinha e por aí vai. Se seguirmos nesse tranco, logo estaremos chiando mais que chaleira sobre a chapa do fogão à lenha.

Açougue

Um bom açougue necessita obrigatoriamente de um bom açougueiro. Certamente, é por isso que o atendimento do Volnei qualifica ainda mais o açougue do Zaffari do Bella Citttà. Se por um acaso estiver em falta um corte que o cliente deseja, imediatamente ele terá uma sugestão adequada para substituir. Sempre muito atencioso, o Volnei dá um show nos cortes e mantém uma clientela cativa.

Fragomeni

O Comandante José Fragomeni, ex-presidente do Aeroclube de Passo Fundo, tem um ditado certeiro e sempre atual sobre aviação e aeroporto. “A política não pode passar da cerca da pista”. Perfeito, amigo Zé. Assino embaixo.

Trilha sonora

De Burt Bacharach com Dionne Warwick - Trains and Boats and Planes


Gostou? Compartilhe