Em que pese estar faltando mais de um ano para as convenções municipais que irão definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições de outubro de 2024, as peças do tabuleiro já começam a ser movidas. O número de vagas para a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas deverá aumentar de nove, para onze. Em que pese ter uma população superior a 15 mil habitantes, que segundo a legislação tem direito a uma representatividade proporcional, o Poder, instalado no número 681 da Rua Irmão Gabriel Leão, possui apenas nove integrantes, o mesmo número das Câmaras dos outros cinco municípios da 70ª Zona Eleitoral.
II
Desde a disputa de 1976, quando o Bairro Estação e os Dis-tritos de Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto ainda não cogitavam a emancipação, e nas quatro eleições seguintes, que culminaram com a de 2000, foram eleitos e empossados onze vereadores na colenda local. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a representação o número de vereadores proporcional à população deve ser: nove até 15 mil; 11 acima de 15 mil até 30 mil; 13 acima de 30 mil até 50 mil; 15 acima de 50 mil até 80 mil; 17 acima de 80 mil a 120 mil; 19 acima de 120 mil até 160 mil; chegando a 55 vereadores com municípios com mais de oito milhões de habitantes.
III
Uma pesquisa de opinião sobre as pré-candidaturas majoritária para o município de Getúlio Vargas foi realizada na primeira quinzena de março, através das plataformas sociais. Identifi-cada apenas como Maciel Pesquisas (a coluna não localizou na internet nenhuma empresa com esse nome, tão pouco no site do Ministério da Fazenda) informa que o destinatário foi selecionado(a) para responder às seguintes perguntas: “Desses nomes, em quem você votaria a prefeito”; “Se o candidato escolhido não concorrer, em quem você votaria a prefeito”. E ainda: “Desses nomes em quem você não votaria a prefeito”.
IV
Impossível precisar se a pesquisa foi encomendada por algum partido político, possível candidato ou veículo de comunicação. Consideradas uma importante ferramenta, as pesquisas de opinião são comuns nos períodos pré-eleitorais e se intensificam durante a campanha, nesse caso sujeitas a registros no TSE para fins de divulgação. A coluna reproduz, na ordem, os nomes do modo como foram apresentados na pesquisa: Dinarte, Luciano Bernardon, Paulo Prezzotto, Dino Giaretta, Elgido Pasa, Aldino Beledeli, Nilton Scariot, Jeferson Karpinski e Sidi da Construmil.
Curtas:
# São grandes as expectativas do desdobramento da audiência pública que a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas irá realizar na noite de quarta-feira (22).
# Proposta pelo vereador Anderson Franklin da Silva (MDB), e aprovada por unanimidade, a audiência vai tratar da perturbação do sossego na área central da cidade.
# Num passado recente outras audiências com a mesma pauta foram realizadas na sede do Poder Legislativo, seguidas de medidas que atenuaram, durante algum tempo, o problema.
# Moradores da Av. Borges de Medeiros, entre a Rua Albino F. Holzbach e Av. Severiano de Almeida, recordam que no período seguinte a instalação das câmaras de monitoramento chegou a haver uma pausa do problema, que retornou com maior gravidade.
# Em que pese à proximidade do Hospital São Roque e de predominar imóveis residenciais, são recorrentes, principalmente à noite e madrugada, o abuso de instrumentos sonoros em veículos, gritarias e algazarras.
# Dentre as medidas que vão ser sugeridas na audiência, que deverá lotar o plenário da Câmara, a proibição do consumo de bebida alcoólica em vias públicas, como já acontece em inúmeras cidades.
# A Câmara de Floriano Peixoto, presidida pela vereadora Andréia Paula Franceschi (PP), instituiu o Prêmio Mulher Cidadã.
# A primeira sessão solene de entrega do prêmio, que passa a integrar o calendário oficial do município, foi realizada na noite do dia nove de março.
# Receberam a distinção as senhoras Onira Rostirola, Iraci Maestro e Dariana Lourdes Pinotti, indicadas respectivamente pelos integrantes das bancadas do MDB, Progressistas e PT.
# O vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP) apresentou, na sessão realizada na noite de quinta-feira (16), a Moção de Repúdio nº 01/23
# O pedido e o encaminhamento da moção são relativos ao decreto do governo federal, assinado no dia 1º de janeiro, que suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares.
# Também, que restringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, suspende a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro, suspende a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores.
# E ainda, que institui grupo de trabalho para apresentar nova regulamentação à Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.
Dito & Feito
Uma comitiva da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) participou da Assembleia de Verão da Federação dos Municípios do RS (Famurs), realizada entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-lá. Mais de 700 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais marcaram presença.