OPINIÃO

 2024 à vista

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em que pese estar faltando mais de um ano para as convenções municipais que irão definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições de outubro de 2024, as peças do tabuleiro já começam a ser movidas. O número de vagas para a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas deverá aumentar de nove, para onze. Em que pese ter uma população superior a 15 mil habitantes, que segundo a legislação tem direito a uma representatividade proporcional, o Poder, instalado no número 681 da Rua Irmão Gabriel Leão, possui apenas nove integrantes, o mesmo número das Câmaras dos outros cinco municípios da 70ª Zona Eleitoral.


II

Desde a disputa de 1976, quando o Bairro Estação e os Dis-tritos de Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto ainda não cogitavam a emancipação, e nas quatro eleições seguintes, que culminaram com a de 2000, foram eleitos e empossados onze vereadores na colenda local. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a representação o número de vereadores proporcional à população deve ser: nove até 15 mil; 11 acima de 15 mil até 30 mil; 13 acima de 30 mil até 50 mil; 15 acima de 50 mil até 80 mil; 17 acima de 80 mil a 120 mil; 19 acima de 120 mil até 160 mil; chegando a 55 vereadores com municípios com mais de oito milhões de habitantes.


III

Uma pesquisa de opinião sobre as pré-candidaturas majoritária para o município de Getúlio Vargas foi realizada na primeira quinzena de março, através das plataformas sociais. Identifi-cada apenas como Maciel Pesquisas (a coluna não localizou na internet nenhuma empresa com esse nome, tão pouco no site do Ministério da Fazenda) informa que o destinatário foi selecionado(a) para responder às seguintes perguntas: “Desses nomes, em quem você votaria a prefeito”; “Se o candidato escolhido não concorrer, em quem você votaria a prefeito”. E ainda: “Desses nomes em quem você não votaria a prefeito”.


IV

Impossível precisar se a pesquisa foi encomendada por algum partido político, possível candidato ou veículo de comunicação. Consideradas uma importante ferramenta, as pesquisas de opinião são comuns nos períodos pré-eleitorais e se intensificam durante a campanha, nesse caso sujeitas a registros no TSE para fins de divulgação. A coluna reproduz, na ordem, os nomes do modo como foram apresentados na pesquisa: Dinarte, Luciano Bernardon, Paulo Prezzotto, Dino Giaretta, Elgido Pasa, Aldino Beledeli, Nilton Scariot, Jeferson Karpinski e Sidi da Construmil.

 

 

Gostou? Compartilhe