OPINIÃO

Um dois três quatro.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Que ninguém subestime a força dos municípios. São nas 5.568 unidades administrativas, distribuídas nas 27 unidades da federação, no Distrito Federal e no distrito insular de Fernando de Noronha aonde vivem os mais de 211 milhões de brasileiros (números do IBGE em 26 de março). Seus gestores (prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores) são os agentes públicos com maior proximidade da sociedade. De igual modo os membros das mesas diretoras e demais integrantes das Câmaras Municipais de Vereadores. Irmanados na Confederação Nacional de Municípios (CNM) os líderes municipalistas encerraram no final da tarde de quinta-feira (30) a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

I I

Como nas edições anteriores, prefeitos e vice-prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) participaram do evento. No final da tarde de segunda-feira (27) a comitiva, formada por mais de 30 pessoas, incluindo também vereadores, secretários e lideranças, se reuniram com o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social Federal, o gaúcho Paulo Pimenta (PT). Na audiência agendada pelo prefeito Valdemar Cibulski (PT), de Itatiba do Sul, e pela vereadora Márcia Balen Matte (PT), de Aratiba, as demandas regionais dentre as quais novos leitos na Fundação hospitalar Santa Terezinha, as obras de pavimentação do trecho Erechim-Passo Fundo da Transbrasiliana (BR-153), e recursos para minimizar os efeitos da estiagem.

I I I

O presidente da Amau e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda (PTB), admitiu que a totalidade dos 32 prefeitos da entidade está unida em prol das necessidades locais, afirmando que mais uma vez o P de partido ficou de lado, e o P de pessoas é prioridade. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia de abertura na manhã de terça (28), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ressaltou a importância das cidades. “A Marcha dos Prefeitos pode se chamar também a Marcha do Povo porque, quanto mais nós fortalecermos o governo local, mais próximos estamos da população. Ganha a sociedade. Dizem que o século XIX foi o século dos impérios. O século XX dos países. O século XXI é o século das cidades. Elas vão ser as grandes protagonistas. É onde as coisas ocorrem”, afirmou. A conferir.

Curtas:

# Atenta às demandas locais a deputada Delegada Nadine (PSDB) levou ao Daer uma demanda importante para os moradores do Rio Toldo e de diversas cidades como Centenário, Áurea e Carlos Gomes.

# Durante o périplo que realizou a alguns dias pela região, a vice-presidente da Assembleia Legislativa constatou a precariedade da ponte localizada no Km-19 da ERS-477, que liga Getúlio Vargas e Erechim, no Rio Toldo.

# O pedido para a duplicação da ponte, que permite a travessia de apenas um veículo, foi feita pessoalmente pela parlamentar a Luciano Faustino, diretor do Daer, em Porto Alegre.

# A Câmara de Vereadores de Sertão aprovou por unanimidade os projetos do executivo e do legislativo que concedem aumento do vale alimentação dos servidores dos dois poderes.

# De igual modo o projeto que estabelece o piso salarial profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e cria o Padrão Único para o cargo de Agente de Combate a Endemias.

# A sessão do legislativo sertanense ocorreu na noite de segunda-feira sob a presidência do Vereador Danilo Cadore (PP),

# O município de Getúlio Vargas irá realizar investimentos na ordem de R $5 milhões em obras de infraestrutura urbana.

# O projeto prevê pavimentação asfáltica, reperfilagem asfáltica e calçamento com pedra irregular.

# Os recursos foram captados através de financiamento com o Banco do Brasil e firmado na quarta-feira (29) pelo prefeito Maurício Soligo (PP), durante estada em Brasília, onde participou da XXIV Marcha organizada pala CNM.

# A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas foi descentralizada e realizada na noite de ontem, no Distrito do Rio Toldo.

# Cinco pedidos de providência, um requerimento, três projetos de lei e uma indicação entraram na pauta da sessão presidida pelo vereador Domingo Borges de Oliveira (PP).

# O pedido assinado pelo vereador Jeferson Willian Karpinski (PP) sugere que o executivo requeira junto a RGE a instalação de um poste de energia elétrica no Cemitério do Distrito do Rio Toldo.

# De igual modo à vereadora Inês Aparecida Borba (MDB) solicita a limpeza no entorno do Centro Integrado Renascer.

Dito & Feito:

A educação é pauta prioritária para o presidente da Assembleia Legislativa. Na quarta-feira (29) o deputado Vilmar Zanchin (MDB) e a Secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, se reuniram por mais de uma hora para tratar da educação gaúcha, Zanchin quer formatar até o final do ano um conjunto de medidas legislativas para o setor e estreitar o diálogo com o Governo do Estado e a sociedade. 


Gostou? Compartilhe