OPINIÃO

Polo de Turismo Histórico

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto inovador que busca consolidar o município de Quatro Irmãos como Polo de Turismo Histórico Judaico foi oficializado. Na cerimônia, que aconteceu na manhã de sábado (08) na Câmara de Vereadores o prefeito anfitrião, Giovan Poganski (PP) e sua equipe receberam os convidados, dentre os quais prefeitos Valmor José Tomelero (MDB), Geverson Zimmermann (PSDB), Beto Bordin (PP), Joarez Luís Sandri (MDB), e Pedro Almeida (PSD), respectivamente de Erebango, Estação, Jacutinga, Cruzaltense e Passo Fundo. De igual modo o presidente do Sicredi Sul Minas RS/MG, Euzébio José Rodighiero, a delegação do Instituto Cultural Marc Chagall, parceira do projeto, e presidida por Nilton Wainer, o jornalista Sérgio Lerrer, e representantes da comunidade judaica de Erechim, Passo Fundo, Porto Alegre e São Paulo.

 

I I

 

Dentre as ações a serem empreendidas, a recuperação e estruturação do sítio histórico, núcleo da antiga Fazenda de Quatro Irmãos. A contar de 1911 e nos cinquenta anos seguintes, a Jewish Colonization Association (ICA), companhia criada pelo Barão Maurice de Hirsch, com sede na Inglaterra, administrou o projeto de colonização na propriedade com mais de 93 mil hectares. Ela foi adquirida dois anos antes com o propósito de promover a imigração. Mais de 1.500 famílias de origem judaica, oriundas do leste europeu foram recebidas ao longo dos anos pelos funcionários da ICA e alojadas na sede da colônia e nas duas agrovilas batizadas de Barão Hirsch e Baronesa Clara. Além do Cemitério Judaico, tombado como patrimônio histórico estão preservados inúmeros prédios, dentre os quais o Hospital Leonardo Cohen, que abriga do Memorial da Imigração Judaica no RS. (matéria no suplemento Enfoque).

 

Curtas:

 

# Três indicações entraram na pauta da sessão do legislativo de Getúlio Vargas realizada na noite de quinta-feira (13).

# A 03/2023, do vereador Jefferson Karpinski (PP), sugere a criação de um Parque Municipal de Rodeios.

# Uma delas, de autoria da Mesa Diretora, propõe ao executivo a instalação de portas com detectores de metal nas escolas municipais e a contratação de policiais militares aposentados para segurança.

# Outra, assinada pela vereadora Inês Aparecida Borba (MDB), solicita a administração a presença de vigilantes em todas as escolas municipais durante o horário escolar.

# Em julho de 2021 o vereador Anderson Franklin da Silva (MDB) teve aprovada a indicação para que o poder executivo disponibilizasse vigilantes.

# Naquele ano um homem de 18 anos invadiu uma creche na cidade de Saudades (SC) e matou com golpes de facão duas funcionárias e três bebês.

# Em 2022 ocorreram cinco ataques em escolas – Barreiras (BA), Ipaussu (SP), Aracruz (ES), Sobral (CE), e Morro do Chapéu (BA),

# De agosto do ano passado até o dia cinco de abril foram oito ataques de violência contra crianças, adolescentes e professores em escolas em diferentes estados. 

# Na terça-feira (11) um adolescente de 14 anos foi apreendido por suspeita de envolvimento no planejamento de possível ataque a uma escola de Maquiné, no litoral norte do RS.

# Os ataque e ameaças alteraram a rotina nas escolas de todo o país, e os governos da união estados e municípios trabalham em várias frentes para estancar a violência.

# Na tarde de quarta-feira (12) o governo de Getúlio Vargas divulgou uma nota informando das ações em prol da segurança dos alunos, professores e funcionário

# Dentre elas a contratação de empresa de segurança para atuar em todas as escolas da rede pública municipal.

# A nota dá conta que além de conversa com totós os diretores dos educandários foram passada orientações, reforçando os cuidados a serem tomados.

# Informa que o executivo está buscando uma empresa para simular situações de pânico e treinamento para que todos saibam como agir em situações de perigo.

# Em Erebango profissionais da educação, integrantes do Conselho Tutelar, policiais civis e militares participaram de uma reunião sugerida pelos vereadores ao executivo.

# No encontro realizado no gabinete do prefeito Valmor Tomelero (MDB) o tema que envolve a insegurança e o medo desencadeados pela onda de violência nas escolas foi debatido.

# Para diminuir a sensação de pânico na comunidade escolar, inúmeras sugestões foram levantadas, muitas delas colocadas em prática na manhã seguinte.

# No dia anterior a mesma pauta foi debatida no gabinete do prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) de Estação.

# Na reunião, que contou com a presença da professora Marcela Anversa Lima, titular da Secretaria da Educação, do Capitão Ailton César Trindade e do Sargento Rogério Fernandes, foram traçadas ações para o cuidado e o bem estar dos estudantes.

Dito & Feito:

Uma emenda do Senador Paulo Paim (PT) ao orçamento-geral da União, vai garantir recursos na ordem de R$150.000,00 para o Hospital São Roque.. Os valores, oriundos do Ministério da Saúde, serão aplicados no custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial. O comunicado foi feito na semana passada pela 1º suplente de senador, Cleonice Back ao diretor operacional da casa de saúde, Cláudio Santolin. 



Gostou? Compartilhe