OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bem antes das convenções que oficializaram as candidaturas do pleito de 2022 o prefeito Maurício Soligo (PP) afirmou que se a Delegada Nadine (PSDB) fosse candidata seu voto seria para ela. O prefeito de Getúlio Vargas sabia que a interlocução com a Chefe de Polícia do RS junto ao governo do Estado seria ainda mais sólida se ela fosse eleita para a Assembleia Legislativa. A premissa se confirmou e já nesses primeiros 120 dias de atuação, a parlamentar e vice-presidente do Palácio Farroupilha tem sido o porto seguro para demandas locais. A última delas ocorreu na segunda-feira (24) quando ela agendou e acompanhou o prefeito Soligo e os empresários Robson da Silva e Ronaldo Bonfiglio, respectivamente do Getúlio Vargas Hotel e da Sulcam, numa reunião com o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A comitiva solicitou a Luiz Fernando Záchia melhorias urgentes no trevo sul da ERS-135 que dá acesso à cidade e ao Distrito Industrial II. Os projetos técnicos apresentados já estão sendo analisados pelos engenheiros da EGR.

I I

O gabinete da deputada Delegada Nadine também recebe diariamente prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários dos demais municípios da Amau. Na véspera do feriado de Tiradentes, ela acompanhou o governador Eduardo Leite (PSDB) pelo périplo realizado na região. Na companhia do Secretário dos Transportes, Juvir Costella (MDB), o governador que quebrou paradigmas ao se reeleger, inaugurou obra em Tapejara, e vistoriaram as ligações em andamento entre aquela cidade e Charrua, Em Ponte Preta a comitiva do governo do Estado e atual presidente nacional do PSDB participaram da assembleia da Amau, conversou e posaram para fotografia com os 32 prefeitos que integram a entidade. Após inaugurar a ligação asfáltica entre Ponte Preta e Barão de Cotegipe, o governador e as autoridades presentes levantaram os cones de sinalização, gesto que vem se repetindo em diferentes quadrantes da unidade da federação mais meridional do Brasil.

 

Curtas

# Três projetos de lei enviados pelo governo do Município de Sertão ao poder legislativo entraram na pauta da sessão ordinária realizada na segunda-feira (24) sob a presidência do vereador Danilo Cadore (PP).

# Um dos projetos é o de nº 2.867/2023, autoriza o executivo a criar o Arquivo Público Municipal e a respectiva Comissão Permanente de Avaliação Documental.

# A iniciativa coloca Sertão no rol dos municípios que atendem a Lei de Acesso à Informação, contribuindo para uma gestão pública, eficaz e transparente.

# Por má-fé e por ignorância, documentos imprescindíveis para a pesquisa histórica continuam vez por outra sendo queimados ou descartados como papel velho.

# A Constituição Federal, que no dia cinco de outubro completa 35 anos, e a vigilância do Poder Judiciário e do Ministério Público, arrefeceram os crimes contra o patrimônio histórico.

# As cirurgias oncológicas na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, referência para 48 municípios do norte do RS, pautou a reunião dos Secretários da Saúde da Amau realizada na quarta-feira (26).

# No encontro, realizado em Erechim, os diretores da FHST, Jackson Arpini e Márcio Pires, informaram sobre as medidas adotadas para cumprir a determinação do governo do Estado.

# Como a agenda de cirurgias oncológicas do FHST estão no limite, os pacientes com mais de 60 dias de espera deverão ser relocados para hospitais com menor número de atendimento como os de Santo Angelo e São Borja.

# Para evitar que pacientes precisem ser atendidos fora de Erechim, inúmeras ações foram sugeridas durante o encontro.

# Dentre elas, a realização de mutirões para consultas oncológicas, ampliação dos serviços da Central de Especialidades, com a contratação de novos profissionais.

Deputada Any Ortiz, em parceria com a deputada Nadine, destina R$ 1 milhão para Hospital Santa Terezinha de Erechim

Dito & Feito:

A deputada federal Any Ortiz (Cidadania), em parceria com a deputada Delegada Nadine (PSDB), confirmou na quarta-feira (26) o pedido de repasse de R $1 milhão para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. O recurso deverá ser usado para compra de equipamentos e mobiliário melhorando o atendimento especializado aos pacientes da região. 

 

Gostou? Compartilhe