OPINIÃO

Entre as cidades do RS com maior qualidade de vida

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dos 32 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) Ipiranga do Sul e Três Arroios estão entre os quatro com maior qualidade de vida no RS. Com ótimos indicadores de qualidade, a capital gaúcha lidera o ranking, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,805. Carlos Barbosa, que conta com uma população de 30 mil habitantes, é a segunda no IDH rio-grandense, com 0,796. A economia da cidade serrana está assentada na indústria metalomecânica e na agricultura, e seu PIB per capita é de R$101.799,45.

I I

Na terceira posição aparecem empatados os municípios de Ipiranga do Sul e Três Arroios, com IDH de 0,791. O primeiro, governado pelo prefeito Marco Antônio Santa (PTB) e pelo vice-prefeito Fabiano Klein (PP), possui 1.871 habitantes (IBGE 2021), e completou 35 anos de emancipação no dia 20 de abril. Três Arroios, que tem à frente do executivo o prefeito Carlos Florêncio Burille (MDB) e o vice-prefeito, Tiago Schafer (PL), vai completar 36 anos em 30 de novembro, e conta com uma população estimada de 2.620 habitantes.

 I I I

Em quarto lugar figura Lagoa dos Três Cantos, com IDH de 0,789. O IDH do município do Planalto Médio, localizado na Microrregião do Alto Jacuí, tem 1.604 habitantes e é conhecido por manter a tradição dos pioneiros de descendência alemã. Usado para avaliar e comparar o desenvolvimento social e econômico, o estudo serve também como um parâmetro de riqueza. Dentre os critérios utilizados para aferir o Índice de Desenvolvimento Humano são considerados os setores da saúde, educação e renda, e representa uma média dos três.

Curtas:

# A Câmara de Estação aprovou por unanimidade indicação apresentada pelo vereador Lírio Centofante (MDB).

# O parlamentar solicitou ao poder executivo para que o setor competente notifique o proprietário do imóvel número 1205 da Av. Lido Tagliari, no centro da cidade.

# No endereço permanece a fachada em ruínas da antiga indústria de balas e conservas da Fukito.

# Nos tempos áureos ela abastecia o mercado nacional e exportava para inúmeros países da América do Sul.

# Após ser adquirida pela Cotrigo a planta industrial foi modernizada, e além de balas sua produção incluía conservas de pepino, pêssego e figo.

# No período os associados da cooperativa foram estimulados a produzirem as frutas e oferecia a assistência técnica.

# Nos anos iniciais desse século esse escriba acompanhou uma delegação de empresários italianos que visitaram as instalações da indústria de alimentos.

# Na oportunidade estavam sendo instaladas máquinas para a produção de conservas, adquiridas de indústrias de Pelotas.

# O vereador Jeferson Karpinski (PP) apresentou projeto de lei que denomina “Rua Teodoro Gallina”, no Bairro Santa Catarina.

# Na mesma sessão do legislativo de Getúlio Vargas, realizada na noite de quinta-feira (18), entrou em pauta o projeto do executivo que autoriza cessão de uso de imóvel a Cooperativa Regional da Agricultura Familiar.

# A vereadora Dianete Maria Rampazzo Dalla Costa (MDB) solicitou que a municipalidade realize a pavimentação asfáltica na Rua José Cortese, a partir do cruzamento com a Rua Luiz Bellé até a RS 135.

Dito & Feito:

O prefeito Maurício Soligo (PP), assinou, na tarde de terça-feira, 16, o Termo de Convênio de Regulação Nº 001/2023, com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), que passará a fazer a regulação e fiscalização, inclusive com poder de polícia, dos serviços de saneamento, água e esgoto prestados no município de Getúlio Vargas. 

 

Gostou? Compartilhe