As eleições de 1982, ocorrida nos 4.103 municípios brasileiros, foram as primeiras desde a volta do pluripartidarismo. Para o dia 15 de novembro daquele ano estavam habilitados a comparecer às seções eleitorais aproximadamente 58 milhões de pessoas. Foi o primeiro pleito municipal desde a volta do pluripartidarismo. No município de Getúlio Vargas, sete candidatos a prefeito e a vice-prefeito disputaram os cargos ocupados desde 1977, pelos professores Darci José Peruzzolo e Bruno Valdo Klein. Três candidatos pela legenda do PMDB, outros três pela do PDS, e um pelo PDT. A soma dos votos recebidos pelos candidatos do PMDB deu a vitória a Júlio Jorge Oleksinski e Joarez C. Pinheiro, respectivamente prefeito e vice-prefeito.
I I
A alternância entre o PDS e o PMDB no governo local se manteve nas três eleições seguintes, ocorridas nos anos de 1988, 1992 e 1996. Na última eleição do século XX e na primeira do novo milênio, o PT elegeu e reelegeu o prefeito e vice-prefeito. Desde então, nas quatro realizadas nos anos de 2008, 2012, 2016 e 2020, as eleições e reeleições se confirmaram, com Pedro Paulo Prezzotto, do DEM e coligado com o PP dos vice-prefeitos, e Maurício Soligo e seu correligionário Elgido Pasa, ambos do PP. Pelo histórico das disputas locais o PP, MDB e PT vão se habilitar para as eleições majoritária e proporcional de 2024. O União Brasil, que reúne grande parte do PTB local, já manifestou a intenção de concorrer. .
I I I
Outra possível candidatura a prefeito poderá ser do Republicanos. Sua nova executiva municipal foi empossada na última sexta-feira (26). Elves Palkewitch, que assumiu a presidência da sigla, é também o coordenador regional do Alto Uruguai. No discurso de posse, Elves Palkewich afirmou que o partido vai trabalhar com um diálogo constante com a comunidade, com os bairros e com o setor rural, para entender quais são as demandas represadas. Ao afirmar ser imperiosa a construção de um plano de governo que vá ao encontro das necessidades das pessoas, o dirigente acenou que o partido terá candidato à sucessão do prefeito Maurício Soligo (PP) e a Câmara de Vereadores.
I V
Os demais integrantes da executiva: vice-presidente Ricardo Novello, secretário geral Lineker Perret, tesoureira Tereza dos Santos, e Dienifer Michelli e Linda Koning dos Santos, respectivamente secretaria jovens e secretária mulheres.Nas eleições do ano passado o Republicanos elegeu cinco deputados estaduais: Capitão Martin, Delegado Zucco, Eliane Bayer, Gustavo Victorino, e Sérgio Peres. Para a bancada do RS na Câmara Federal os deputados Tenente Coronel Zucco, Carlos Gomes, e Franciane Bayer. Para a vaga de senador foi eleito para as legislaturas 2023 – 2031 o General Hamilton Mourão, que ao lado dos colegas Paulo Paim (PT) e Luiz Carlos Heinze (PP) representam o RS na Câmara Alta.
Curtas:
# Na sessão da Câmara de Sertão, realizada na noite de segunda-feira (29), os vereadores aprovaram o projeto de lei que cria o Arquivo Público e a Comissão Permanente de Avaliação Documental.
# Na oportunidade o vereador Paulo Orso (PP) apresentou indicação ao executivo para que determine ao setor competente a aquisição de container de lixo, garantindo assim melhorias no serviço prestado a comunidade.
# O prefeito Maurício Soligo (PP) e o procurador jurídico de Getúlio Vargas, Lucas Dal Bosco, participaram na quarta-feira (30) da reunião do Conselho Político Ampliado da Confederação Nacional dos Municípios.
# Durante a estada em Brasília estovera, no Congresso Nacional com os deputados Lucas Redecker (PSDB) e Luciano Azevedo (PSD). e com a Comissão da Farsul, mobilizada pela aprovação da PL 490.
# A vereadora Inês Aparecida Borba (MDB) teve aprovado na sessão ordinária de quinta-feira (01), pedido para que o executivo determine a instalação de uma churrasqueira no Centro de Convivência Natalício José Botolli.
# A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) autorizou, na quarta-feira (31), a destinação de R $28 milhões para projetos culturais que buscam financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
# Parte do valor, R $8 milhões, será destinada a propostas que já tramitam e a outra fatia, de R $20 milhões, contemplará projetos inscritos em junho e julho.
# O período de inscrições para novas propostas, com previsão de realização no primeiro semestre de 2024, se encerra em 31 de julho.
Dito & Feito:
O colegiado do Conselho Municipal de Política Cultural de Getúlio Vargas aprovou na reunião realizada no dia 22 de maio o envio de projeto para o edital do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado – FAC-RS. Para o evento I – XIII Acampamento Farroupilha, que será realizado entre os dias 14 e 20 de setembro, e para o II, a XXIII Feira do Livro, programada para outubro, o valor do projeto a ser apresentado será de R$200 mil. Com a contrapartida do tesouro municipal de 20%, os recursos para os dois eventos será de R$240 mil.