Metamorfose da decadência
Entre os giros do planeta a humanidade não permanece estática. Além da evolução genética, há uma espécie de epigenesia que altera o DNA cultural da sociedade. Pelo que observamos por aí, essa metamorfose é decadente. Nas voltas que o mundo dá, assim como as melancias na carroça, as pessoas encontram espaços na sociedade. Mesmo com o encaixe de melancias podres, segue a viagem. Sim, nivelaram por baixo. Já há um bom tempo puxaram o tapete da elegância, derrubaram o profissionalismo e amordaçaram as vozes qualificadas. Em outras palavras, os vileiros estão em alta. E isso não é preconceito, é apenas a constatação de que a turma do submundo dá as cartas.
Sob o guarda-chuva da falsa modernidade, a ignorância encontra respaldo para usufruir saliência. E, como a ganância da grosseria não tem freios para o ridículo, vivemos uma espécie de vale-tudo. É a mentalidade suburbana que invade o mundo urbano e civilizado para cometer atrocidades culturais e comportamentais. Gestos simples como não dispensar o lixo corretamente, desrespeitos no trânsito ou produzir ruídos para os outros demonstram falta de educação. Essa má-educação é um efeito agudo da decadência que corrói a sociedade. É a degradação das estruturas culturais que propicia a evaporação do conhecimento. Então, abre-se espaço para as melancias podres da ignorância e a viagem segue. Ladeira abaixo!
LED
O prefeito Pedro Almeida está entusiasmado com a implantação do sistema LED na iluminação de Passo Fundo. Oito bairros já receberam a nova tecnologia, cuja implementação avança pela cidade. Isso é excelente, pois a boa iluminação é um brilhante cartão de visitas. Luz é segurança, assepsia visual e qualidade de vida.
Messi
Desde de dezembro do ano passado, afirmo que Messi vem para o Grêmio. Tudo ficou acertado ainda no Natal, quando da contratação de Suàrez. O colega Gabriel Nunes, da Uirapuru, é um dos poucos alinhados com a minha “teoria”. Nos últimos dias a notícia pipocou. Ainda será abafada ou desmentida. Mas logo as famílias Suàrez e Messi estarão juntas em Porto Alegre. ¡Bienvenidos!
Postes
Lá bem antigamente, os postes tinham apenas fios de energia elétrica de baixa tensão e as lâmpadas da iluminação pública. Alguns também sustentavam as linhas telegráficas. Chegou a fiação de média tensão, acabaram as linhas telegráficas e amarraram os fios da telefonia. Não bastasse tudo isso e agora temos os cabos de fibra óptica. Cabos e mais cabos e sabe-se lá quem manuseia tantos fios. Além da poluição visual, esses emaranhados também representam perigo. Quem fiscaliza?
Feijoada
Ricardo Pacheco, o Bardo de Passo Fundo, mesmo em exaustiva temporada de shows pela cidade, coloca o violão na prateleira e veste o avental. No sábado, 10, realiza mais uma edição da já tradicional Feijoada Pachecônica. A retirada será a partir das 11h30 no Sindicato dos Bancários. À noite, de acordo com a concorrida agenda do Pachequinho, o violão desce da prateleira e nosso chef dispensa o avental.
Barulho
Prossegue a conduta suburbana no centro de Passo Fundo. São aquelas lojinhas que vomitam barulho nas calçadas da cidade. A fiscalização faz a sua parte, mas a persistência da péssima conduta continua. Isso não condiz com o nível do comércio de Passo Fundo, um referencial na metade norte do Rio Grande do Sul.
Catedral
O relógio da Catedral Nossa Senhora Aparecida parou novamente. A indicação de seus ponteiros faz parte do nosso cotidiano, marcando o nosso tempo que é conferido em uma rápida espiada.
Aeroporto
Privatizar o Lauro Kortz vai acabar com a neblina e o vento de través? Enquanto continuam os debates não-técnicos, já poderíamos ter um aeroporto em localização adequada. Ou, no mínimo, já em construção. Bem longe da neblina!
Estacionamento
Há abusados que deixam um caminhão e uma caminhonete durante quase um dia inteiro ocupando toda a área de carga e descarga. Assim, prejudicam o comércio que necessita carregar e descarregar mercadorias. Isso também provoca a formação de fila dupla, pois as pessoas necessitam carregar móveis, fogões ou geladeiras. Falta de cidadania.
Trilha sonora
Laura Fygi - La Vie en Rose