A herança cultural, religiosa e gastronômica das etnias que colonizaram a região é um patrimônio imensurável e pode ser comprovada nos calendários de eventos dos municípios da Amau. Na sua 14ª edição, a Festa Italiana de Floriano Peixoto será realizada neste sábado (10). No último final de semana Áurea realizou a 23ª Festa Nacional da Czaarnina com um público recorde, que celebrou a cultura polonesa. O cosmopolitismo da região norte do RS se deve ao projeto de colonização que proporcionou condições de acesso à terra a mais de duas dezenas de etnias, com resultados que ainda não foram devidamente estudados.
I I
No primeiro dia de junho, a Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa, sede da Etnia Polonesa de Erechim, abriu suas portas para a solenidade de entrega da “Karta Polaka”, um documento emitido pelo Governo da Polônia para cidadãos que vivem fora do país e seus descendentes, reconhecendo suas origens e vínculos culturais. Os agraciados receberam a distinção, símbolo de conexão e apoio à diáspora polonesa em todo o mundo, da vice-consulesa Monika Kubik, de Curitiba. Dentre os pré-requisitos, o conhecimento fluente do idioma polonês e o envolvimento ativo na preservação da cultura.
I I I
A “Karta Polaka” facilita a obtenção da cidadania, o acesso simplificado a vistos de longa duração, residência e estudo na Polônia, entre outros benefícios. Durante a estada da delegação do Consulado da Polônia, ocorreu o lançamento da exposição “ALMAlinowskiVERDE”, no Parque Longines Malinowski. Além de engenheiro ferroviário e agrimensor, o patrono da Unidade de Conservação localizada no centro da cidade, trabalhou na elaboração do projeto urbanístico de Erechim. Seguindo o exemplo do homenageado, que reflorestou o antigo potrero da Comissão de Terras, cinco mudas de araucária foram plantadas no local.