O dicionário registra os vários sentidos que uma palavra pode ter. A esse conjunto de sentidos dá-se o nome de verbete. Tristeza, por exemplo, é um sentimento humano que vem principalmente quando a pessoa tem um desgosto. Triste e tristeza têm em comum o mesmo padrão de sentimento, sendo que triste é aquele que carrega a tristeza consigo ou também espalha por onde passa. Quantas vezes ao dia pensamos e manifestamos o sentimento de tristeza? É difícil saber. Muitas vezes o termo é banalizado, e com frequência utilizado para comentar notícias e opiniões lidas nas redes sociais.
I I
Uma postagem com o título “Aurora comunica o fechamento da Unidade de São Silvestre em Tapejara”, feita na semana passada, causou uma comoção proporcional ao peso do fato. Os mais atentos checaram as informações e fizeram o contraponto nos comentários, esclarecendo se tratar de uma suspensão temporária para investimentos na planta industrial. Outros, talvez na pressa, simplesmente manifestaram a tristeza pelos reflexos sociais e econômicos que implica um fato desta magnitude. E ainda outras, aproveitaram a oportunidade para culpar sicrano ou beltrano.
I I I
Não tardou para que a Aurora, uma das maiores cooperativas de alimento do Brasil, que agrega mais de 100 mil famílias, divulgasse um comunicado sobre a notícia falsa. No primeiro parágrafo informa que a planta avícola de São Silvestre, em Tapejara, irá receber investimento de mais de R$82 milhões. Também, que a suspensão está programada para o dia 14 de agosto. Dentre os objetivos, preparar a unidade agroindustrial para processamento se novos produtos e a obtenção do selo de Serviço de Inspeção Federal e a habilitação para o mercado externo. Os mesmos portais que divulgaram a notícia falsa também postaram a nota oficial da Aurora. E de igual modo muitos manifestaram o sentimento que dá título à coluna.