A cidade de Erechim vai sediar em março de 2024 uma Jornada Médica Internacional. A abertura do evento está programada para o dia 14, a menos de uma semana do Dia Nacional da Imigração Judaica, comemorado em 19 de março. A programação da Jornada, que vai homenagear o Hospital Israelita Leonardo Cohen de Quatro Irmãos, foi apresentada na última sexta-feira (18) aos prefeitos Paulo Polis (MDB), de Erechim, e Marcelo Arruda (PTB), de Barra do Rio Azul e presidente da Amau. Na comitiva recebida pelos gestores, as presenças de Sérgio Lerrer, secretário executivo do Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e região; Vicky Simon, gestora da jornada médica em homenagem ao Hospital Leonardo Cohen; Larissa Smaniotto, assessora de Turismo da região Termas e Lagos; e Hércio Agranionik, presidente da Sociedade Israelita de Erechim.
I I
O jornalista e cineasta Sérgio Lerrer, que tem suas raízes em Quatro Irmãos e reside há mais de 30 anos em São Paulo, revelou que estão sendo convidados médicos pioneiros nas áreas do transplante de pulmão e coração, de doenças raras, e de pesquisa de vacinas, e estudos no resgate da relação médico e paciente. De igual modo, profissionais ligados às altas tecnologias que estão chegando ao mercado, representantes de empresas de tecnologia de medicina de Israel, entre outras. Estão previstas as presenças de personalidades estaduais e nacionais da política e da saúde. Os recursos do evento vão ser aplicados integralmente na recuperação do antigo Hospital Israelita Leonardo Cohen, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, e que desde 2005 abriga o Memorial da Imigração Judaica. A jornada, que também tem por objetivo o fomento do turismo regional, vai instituir o Prêmio Dr. Otto Goldberg, médico europeu mais proeminente e longevo na direção clínica do Hospital de Quatro Irmãos.
I I I
A I Jornada Médica Internacional , que que irá acontecer a cada dois anos, vai ser dividida em blocos. No primeiro, o legado e a história do Hospital Israelita Leonardo Cohen; e a contribuição do judaísmo para a saúde. Na sequência, a atualização científica clínica e de saúde pública e a gestão de equipamentos por organizações sociais como o Hospital Israelita Albert Einstein e os desafios de saúde na região do Alto Uruguai. No terceiro, o impacto da inteligência artificial (IA) e as novas tecnologias e os seus avanços em saúde e potencial benefício para comunidades como a de Quatro Irmãos; as “medtechs,” israelenses: a alta tecnologia para soluções de saúde e as novas fronteiras de transplantes. A notícia, divulgada no início desta semana pela Amau, foi bem recebida. Entusiasmados, o prefeito de Erechim e a direção da Amau se colocaram à disposição dos organizadores.