Uma da mais longeva entidade da região Norte do RS, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai figura também entre as mais ativas. Uma pesquisa nas coleções dos jornais que integram as hemerotecas do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas e do Arquivo Histórico Municipal de Erechim poderá revelar as incontáveis contribuições da associação nas mais variadas áreas. A mais recente delas está relacionada às novas instalações do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Erechim. Na manhã de terça-feira (29) o órgão local, vinculado a Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS, abriu suas portas em novo endereço, no número 351 da Avenida Germano Hoffmann, no centro da cidade.
I I
O ato inaugural contou com a presença de Paulo Polis (MDB), prefeito anfitrião, de Marcelo Arruda (PTB), prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da Amau, e Jandir Santolin, presidente do Consepro. De igual modo com Jayme Pereira de Lima, coordenador regional do IGP, e funcionários. Instalado numa sala de 450 metros quadrados, maior do que a anterior, que funcionava no Seminário Nossa Senhora da Fátima, o IGP de Erechim continua com falta de pessoal. A necessidade de mais médicos legistas e papiloscopistas para melhorar a qualidade dos serviços prestados é apontada pelos próprios servidores. E sugerem que os próximos concursos sejam regionalizados, para que os médicos tenham vínculo com o município, e desta estejam disponíveis para o serviço.
I I I
Em que pese ser de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, que tem sob seu guarda chuva a Polícia Civil, a Brigada Militar, e o Detran/RS, os R$32 mil investidos na adequação do imóvel foram bancados pelos 32 municípios da Amau. O aluguel de R$ 4 mil mensais, que ficou mais em conta do que o anterior, continua sendo pago pelo Município de Erechim, responsável também pelas contas de luz e água. Os dirigentes da Amau já perderam a conta das vezes em que estiveram na sede do Instituto Geral de Perícias em Porto Alegre solicitando mais médicos legistas, tanto por concurso quanto por contrato emergencial.
Curtas:
# O prefeito Marco Antonio Sana (União) e o secretário de Educação e Cultura, Dejair Pasa, cumpriram agenda em Brasília.
# O chefe do executivo de Ipiranga do Sul e o titular da pasta da Educação e Cultura foram recebidos pelo novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA).
# A audiência contou com a presença do deputado Luiz Carlos Busato (União), que solicitou o encontro.
# A comitiva apresentou ao Ministro pedido de recursos para o asfaltamento dos 4,8 Km entre o Santuário Nossa Senhora da Salete e a sede do município.
# O Secretário de Educação justificou a importância do investimento que irá incrementar ainda mais o turismo religioso no Santuário da Salete, que recebe anualmente milhares de fiéis.
# O local é considerado um importante ponto turístico que faz parte da Rota dos Caminhos das Flores, Cores e Sabores, integrando os destinos turísticos do RS.
# Parecer do TCE/RS sobre as contas de 2020 da administração do prefeito Edson Luíz Rossatto (MDB) foi apresentado na sessão do poder legislativo sertanense.
# Na mesma sessão foi aprovado por maioria o projeto de lei legislativo que dispõe sobre a adoção de sistema de rastreamento e monitoramento para veículos e obras da municipalidade.
# A primeira plenária do Estado da Consulta Popular 2023 foi realizada na manhã de quarta-feira (30), na Uri Erechim, e o processo na região é conduzido pelo Credenor, Amau e Cirau
# Das nove categorias propostas pelo governo do RS, o Credenor irá trabalhar com três áreas, com projetos a serem desenvolvidos: turismo; desenvolvimento rural; inovação, ciência e tecnologia.
# A consulta será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro, e as propostas eleitas serão incorporadas ao orçamento do Estado para 2024.
# Os filiados do PP de Getúlio Vargas elegeram sua nova executiva que tem como presidente Lucas Serafini, 1° vice - presidente Maurício Soligo, e 2° vice-presidente Luiz Carlos Silva.
# E ainda: secretária geral Rosane Cadorin, secretário Daniel Fernandez, Tesoureira geral Tatiane Giaretta, e tesoureiro Elói Nardi.
Dito & Feito:
O governo do município de Getúlio Vargas realizou na noite de quarta-feira (30) uma audiência pública para a apresentação do projeto de revitalização da Praça Flores da Cunha Na pauta do encontro realizado na Câmara de Vereadores foi tratado também do projeto que prevê a supressão de árvores.