OPINIÃO

Teclando - 06/09/2023

Pedro Almeida na Mesa Um

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pedro Almeida na Mesa Um

Na semana passada, o prefeito Pedro Almeida bateu o ponto na Mesa Um do Bar Oásis. Mais do que uma simples visita de cortesia, sua presença também foi um reconhecimento à histórica confraria passo-fundense. Pedro reencontrou velhos e conheceu novos amigos. Tudo dentro do caraterístico espírito que sempre reinou na Mesa Um. É claro que o clima quase beirou ao rito formal, tanto que o Léo até trocou algumas lâmpadas e deu uns retoques no cenário. Mas logo prevaleceu o papo descontraído.

Após um abraço de recepção do confrade Luiz Juarez Nogueira de Azevedo, Pedro saboreou um café e rolaram boas e maravilhosas conversas. Aldo Battisti abriu o repertório com a história da famosa sequoia da Praça Tocchetto. O prefeito antecipou que o município elabora um livro sobre os bares e restaurantes. A informalidade inticou com a turma e o papo rolou solto. Então, Pedro não resistiu à tentação de mais um café e foi conferir no outro lado do balcão como se tira uma xícara cremosa. Voltou com o café na mão e, imediatamente, foi nomeado por Ênio Xó Gava como “Membro Honorário da Mesa Um”. O título será entregue em encontro festivo da confraria.

Foto – Michel Sanderi-PMPF

O prefeito agradeceu pela receptividade e assumiu o compromisso em bater o ponto mais vezes no Oásis. Gostou do encontro e sentenciou: “é isso que vale na vida no final das contas, os momentos, as amizades e o respeito a quem fez e faz a nossa história como comunidade”.

Para a turma da Mesa Um, além do orgulho pelo belo gesto, ficou uma a excelente imagem e a oportunidade em conhecer um pouco mais Pedro Almeida, suas ideias e algumas de suas histórias. Volte sempre, confrade!

Sudbrack

E lá se foi mais um grande parceiro de imprensa. No sábado morreu Waldir Sudbrack, um dos melhores profissionais de rádio com quem tive o privilégio de trabalhar. Chegamos em Passo Fundo no mesmo ano, 1979. Ele veio para gerenciar a Rádio Passo Fundo e eu para integrar a grande equipe da Rádio Planalto, então comandada pelo Padre Paulo Augusto Farina. Havia apenas duas emissoras de rádio na cidade com públicos bem definidos. Tinha concorrência e, ao mesmo tempo, uma conivência fraterna entre o pessoal das duas rádios. Assim, logo fiquei muito amigo do Waldir e convivia com a turma da Passo Fundo. Após eu ter sido saído da Planalto, o Alemão me levou para trabalhar ao seu lado. Então conheci de perto a sua versatilidade que não se limitava apenas à belíssima voz. Encarava todos os estilos ao microfone, redigia, produzia programas especiais e esbanjava conhecimento musical e muita cultura. Enfim, um profissional completo. E, o mais importante, um bonachão, parceiro com excelente caráter e grande amigo.

Microfone

Com a morte de Waldir Sudbrack, que atuou por 68 anos ao microfone, logo fiz paralelos com outros colegas que já desligaram o transmissor. Pelo que me veio à memória, ele empata com Meirelles Duarte como o mais longevo ao microfone. Meirelles iniciou com 17 anos e morreu com 85, portanto com 68 anos de microfone. Sudbrack começou com 15 e nos deixou aos 83 fechando também 68 anos em atividade.

Trilha sonora

Sade - Smooth Operator

 

Gostou? Compartilhe