OPINIÃO

avaliação do rendimento escolar nas redes municipais

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No início do mês, o governo do RS divulgou os resultados de avaliação Municipal da Educação, e a nota educacional de cada município será utilizada como critério para a distribuição do ICMS. Dentre os municípios da Amau, Ipiranga do Sul (76,32) alcançou o 7º lugar no ranking estadual, e o 1º entre os 32 do Alto Uruguai. Outros 11 municípios da região estão entre os 100 melhores do Estado: Três Arroios (75,17)12º, Viadutos (74,38)18º, Marcelino Ramos (74,38) 19º, e Cruzaltense (72,78) 27º. Na sequência: São Valentim (71,30) 40º, Estação (70,67) 43º, Getúlio Vargas (68,91) 53º, Entre Rios do Sul (68,75) 56º, Faxinalzinho (66,24) 86º, Centenário (65,67) 98º, e Áurea (65,61) no 100º lugar. O pior desempenho regional foi o de Barão do Cotegipe (48,88), na 32ª posição na Amau e 397ª no RS.

I I

O melhor resultado do Estado foi alcançado pelo município de Vespasiano Corrêa (84,10), seguido de Dois Irmãos das Missões (80,79) e Rondinha (80,26). Fecham o ranking os municípios de Agudo (21,07), e Boqueirão do Leão (22,79). Dentre as maiores 20 cidades gaúchas, Porto Alegre (40,02) teve o pior desempenho, e apenas Lajeado (63,90), Erechim (62,95) e Bento Gonçalves (60,91) apresentaram o Índice Municipal da Educação do RS (Imers) acima de 60. A metodologia foi criada através de parceria entre o Departamento de Economia e Estatística, Secretaria da Educação (Seduc) e o Gabinete do Governador.

I I I

Anualmente a Receita Estadual divulga o índice de participação de cada município no rateio da arrecadação do ICMS. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição desses recursos no RS, determinando a cota-parte de cada uma das 497 cidades. A apuração do IPM para os repasses das receitas leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e os resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal, que responde por 75% da composição do índice. Além de outras variáveis, o governo do Estado inova ao adotar a educação como critério. Em 2022 foram realizadas as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar nas redes municipais de ensino.

Curtas:

 

# Prefeitos da região participaram na terça-feira (12) do Simpósio da Integração Logística Sul, realizado no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.

# No evento, realizado em paralelo a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização de Carnes, foram levantadas as necessidades de investimentos no modal ferroviário.

# O projeto logístico sul da Nova Ferroeste, que projeta reduzir o Custo Brasil em 30%, foi apresentado durante o encontro pelo coordenador do Plano Estadual Ferroviário do governo do Paraná.

# A ampliação da Conexão Ferroviária pelo Mato Grosso do Sul pautou a palestra do assessor de Logística da Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado.

# Os prefeitos Marcelo Arruda (PTB), Maurício Soligo (PP), Vannei Mafisoni (MDB), Geverson Zimmermann (PSDB), Edson Luís Rossatto (MDB), Giovan Poganski (PP), e Nilton Valentini (Cidadania) formaram a comitiva da Amau.

# O lançamento oficial da Expio Agro Sertão – Fenaser 2023 está programado para o dia 06 de outubro, durante jantar no Sindicado dos Municipários.

# A expo-feira que integra as comemorações dos 60 anos do município de Sertão será realizada entre os dias oito e 10 de dezembro.

# De acordo com Vitor Danelli, da comissão central da Fenaser 2023, os espaços internos já foram todos comercializados, restando alguns na área externa.

# O projeto de lei que dispõe sobre a criação da Linha de Turismo no Município de Sertão entrou na pauta da sessão da Câmara realizada na noite de segunda-feira (11).

# Depois de analisado em plenário os vereadores do legislativo baixaram o referido para a Comissão Geral de Pareceres (CGP)..

# Outro projeto enviado pelo executivo e que prevê a criação do Troféu Destaque Econômico do Município de Sertão também está em estudo na CGP.

Dito & Feito:

O município de Getúlio Vargas será em breve declarado como a “Terra da Cerveja”. O projeto da deputada Delegada Nadine (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça. Dentre os objetivos da iniciativa, o resgate da história da Cervejaria Serramalte, fundada há 70 anos, e que ao longo de sua existência projetou o nome da cidade para o RS e o Brasil. De igual modo valorização do Encontro dos Cervejeiros do Norte Gaúcho que irá realizar sua segunda edição em março de 2024.

--

Gostou? Compartilhe