No dia 22 de setembro de 1973, há exatos 50 anos, era fundada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Getúlio Vargas durante assembleia realizada na Câmara de Vereadores. Em abril do ano seguinte, com o processo de criação da Escola de 1º Grau Incompleto para Educação Especial de Getúlio Vargas aprovado pela Secretaria de Estado da Educação, a professora Marlene Valli e duas colegas receberam a primeira turma formada por 16 alunos no educandário instalado num antigo depósito, localizado na Rua Jacob Gremmelmaier. Dois Médicos da cidade, que atendiam nos consultórios junto ao Hospital São Roque, se habilitaram como voluntários para dar o suporte necessário.
I I
A primeira Apae do Brasil foi criada no ano de 1954 na cidade do Rio de Janeiro, por Beatrice Bemis, integrante do corpo diplomático dos Estados Unidos. A iniciativa da norte-americana, mãe de uma filha com Síndrome de Dow, foi vanguardista ao levar para a esfera pública a situação de pessoas com deficiência. A bem sucedida experiência realizada na então capital federal foi impulsionada em novembro de 1962 com a criação da Federação Nacional das Apes. No RS a instituição que adota como símbolo a figura de uma flor ladeada por duas mãos em perfil, uma em posição de amparo e a outra de proteção, foi criada no ano de 1966, em Porto Alegre, referência para iniciativas que se sucederam na região metropolitana e interior do Estado.
I I I
Atualmente o RS conta com 206 Apes, e segundo a Federação, os educandários atendem diariamente mais de 60 mil pessoas Promovendo entre outros o bem-estar, a proteção e a assistência. A Apae de Getúlio Vargas conta com 162 usuários, moradores de Charrua, Erebango, Estação, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e Ipiranga do Sul Na sede própria, localizada no número 56 da Rua Marcelino Champagnat, área doada pela Sociedade Meridional de Educação (Marista), são oferecidos serviços, programas e projetos direcionados aos usuários e suas famílias. Os atendimentos na área da saúde envolvem inúmeros setores como Estimulação Precoce, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Neuropediatria/Neurologia e Equoterapia.
I V
Além dos profissionais na área administrativa, o educandário local conta com equipe de apoio formada por secretária, motorista, serviços gerais e cozinheira. De igual modo com o Clube de Mães. Uma referência é o trabalho voluntário que a cada semana se reúne para confecção de artesanato A Escola de Educação Especial oferece atendimento nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos Anos Iniciais. Beneficente e sem fins lucrativos, a entidade é mantida com recursos dos governos federal e estadual, parceria com os municípios atendidos, Clubes de Serviços e projetos. Além das promoções recebe doações e contribuições espontâneas e está em campanha de arrecadação de fundos para a ampliação da escola
Curtas:
# Guardiões dos direitos das crianças e adolescentes, os conselheiros tutelares prestam um serviço inestimável à nação e estão à disposição nas 24 horas do dia.
# Trabalhando em grupos de cinco conselheiros, atendem o público em horário comercial e se revezam em plantões, disponíveis por meio de celulares.
# As eleições unificadas para os membros dos conselhos tutelares de todo o Brasil serão realizadas no dia 1º de outubro, das 08h às 17h.
# Pela primeira vez o pleito realizado nos municípios irá contar com o suporte da Justiça Eleitoral com o empréstimo das urnas eletrônicas.
# Em Getúlio Vargas oito candidatos disputam as cinco vagas de conselheiros tutelar, sendo que cinco ficarão como titulares e os demais suplentes.
# Os candidatos: Elisabete Girardi (106), Indiamara Guizzo (101), Jacira J. Simioni da Silva (103), Kalua (102), Nilva Frizzo Philippsen (109), Neli Soligo Todero (107), Soccol (104), e Vânia Moravski Sielski (108).
# Quarenta e quatro seções eleitorais, distribuídas na cidade e nos Distritos de Souza Ramos e do Rio Toldo, vão estar disponíveis aos eleitores que deverão levar o título de eleitor ou documento oficial com foto.
# Recursos para a pavimentação do trecho da Transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo foi um dos temas tratados pelo prefeito Paulo Polis (MDB) durante estada em Brasília na quarta-feira (20).
# Acompanhado pelo assessor Carlos Farikoski, o prefeito de Erechim apresentou as demandas ao deputado Luciano Azevedo (PSD).
# Na companhia do parlamentar e ex- prefeito de Passo Fundo, Polis foi recebido por Fabrício de Oliveira Galvão, Diretor-Geral do Dnit.
# A comitiva apresentou ao diretor da autarquia a importância da obra, que além da região irá beneficiar o RS e o Mercosul.
# No Dnit foram informados que o processo está em curso e que a empresa contratada deve entregar o projeto até o final do ano.
# E ainda, que a licitação deve ocorrer no início de 2024 para que a obra tenha início ainda no primeiro semestre.
Dito & Feito:
O vice-prefeito Elgido Pasa (PP) iniciou a semana na capital do Estado. Na companhia de Elves José Palkewich e Ricardo Novello, respectivamente presidente e vice-presidente do Republicanos de Getúlio Vargas, cumpriram uma agenda no Palácio Farroupilha. No escritório do deputado federal Carlos Gomes, solicitaram emenda para custeio na área da saúde e recursos para a ampliação da escola da Apae.