É incontestável a facilidade das reuniões on-line, prática que se tornou habitual em todas as áreas. Essa ferramenta, consolidada no período da pandemia da Covid-19, não só facilita o trabalho dos gestores públicos como também reduz custos. No início da semana alguns prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) realizaram uma reunião on-line com Pedro Capelutti e Rafael da Cunha Ramos, respectivamente Secretário Estadual de Parcerias e Concessões, e Diretor de Concessões e Parcerias Públicas e Privadas do Governo do RS.
I I
Na pauta do encontro a concessão da ERS-135 e as adequações do projeto diante da possibilidade da pavimentação asfáltica do trecho da Transbrasiliana (BR-153) entre Erechim e Passo Fundo. Além de Marcelo Arruda (PTB), presidente da Amau, participaram os prefeitos Maurício Soligo (PP), Valmor Tomelero (MDB), Geverson Zimmermann (PSDB), e Giovan Poganski (PP), de Barra do Rio Azul, Getúlio Vargas, Erebango, Estação, e Quatro Irmãos, na ordem. Mário Rossi, secretário de Obras Públicas representou o Município de Erechim, e Darlan Dalla Roza, presidente da Accie, o setor produtivo.
I I I
O questionamento do dirigente da Amau acerca dos reflexos da inclusão da Transbrasiliana no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal em relação à duplicação ou concessão da ERS-135, foi respondido pelo integrante do governo Leite. Capelutti foi enfático ao afirmar que é preciso estar mobilizado pelas duas obras. E ainda, que existe a possibilidade de um reestudo sobre o trecho da concessão que deverá funcionar no sistema “free flow”, ou modelo de “passagem livre”, em que a cobrança do pedágio automática através da emissão e recepção de sinais.
I V
Falando em nome da Accie, Dalla Roza cobrou celeridade do governo, apontando a falta de segurança na ERS-135. O presidente da entidade falou ainda dos constantes acidentes com mortes no trecho, advertindo que há horários em que o fluxo de veículos indica sua ineficiência, clamando pela urgência por parte do governo. Soligo afirmou que toda a economia do município de Getúlio Vargas passa pela ERS-135, e que as obras são fundamentais. O trevo de acesso a Erebango, uma demanda que se arrasta desde o século passado, foi cobrada pelo prefeito Tomelero.
V
O vice-presidente da Amau e prefeito de Estação foi categórico ao afirmar a necessidade de acelerar o processo de concessão da ERS-135. Geverson Zimmermann (PSDB) apontou a necessidade de estudos que permitam a instalação de terceiras vias em locais críticos da rodovia, além do reestudo das que foram feitas, mas que apresentam problemas de segurança. O prefeito de Quatro Irmãos, município que integra a lista dos “sem asfalto”, apontou a importância da BR-153 no escoamento da produção. Lembrou que recentemente foi aventada pelo governo estadual a possibilidade do asfaltamento entre Quatro Irmãos, Erebango e a ERS-135, em Ventarra Alta.
Curtas:
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas deverá abrir uma licitação para a ampliação do histórico prédio localizado no número 681 da Rua Irmão Gabriel Leão.
# O passo inicial foi a contratação de serviço de engenharia para a elaboração do projeto completo, contratado por dispensa de licitação, orçado em R$11.900,00.
# As obras vão permitir a instalação de elevador, atendendo deste modo à legislação de acessibilidade.
# O legislativo sai na frente e muito em breve o exemplo deverá ser seguido pelo executivo que tem sua sede nas antigas instalações do Juvenato Imaculada Conceição.
# E por falar no antigo educandário dos Irmãos Maristas, que formou gerações, o prédio recebeu recentemente uma nova cobertura.
# As aberturas basculantes das antigas salas de aula, que abrigam as Secretarias e o próprio gabinete do prefeito, estão sendo substituídas.
# O lançamento da Expo Agro Sertão Fenaser 2023 será realizado durante jantar programado para a próxima sexta-feira (06).
# Durante o evento no Sindicato dos Municipários, a Comissão Organizadora irá apresentar a programação completa da feira e a divulgação dos patrocinadores e expositores.
# A Expo Agro Sertão está sendo promovida pelo poder executivo municipal a Associação Empresarial Sertanense do Comércio, Industria, Agronegócios e Serviços.
Dito & Feito:
Estudantes da Escola Estadual Francisco de Assis, de Estação, participam da Olimpíada Jovem Empreendedor. Nesta primeira etapa do projeto, que visa incentivar os jovens a empreender, os participantes apresentaram para o prefeito Geverson Zimmermann e a Secretaria de Educação, professora Marcela Anversa, os trabalhos realizados. O projeto é organizado pelo Instituto Manager em parceria com o Município de Estação e a empresa Mepel. A segunda etapa vai ser realizada em Passo Fundo na segunda-feira (03), quando os alunos Kalil Roncaglio, Gustavo Borgmann, Agatha Teixeira, Ana Clara Borgmann Frizzo, e Clara Lavínia Cordeiro irão apresentar seus projetos.