OPINIÃO

Em alta

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No primeiro semestre de 2023 o número de empregos criados com carteira assinada no Brasil ficou acima de um milhão. Entre os meses de janeiro e junho, houve 11,9 milhões de contratações e 10.8 milhões de demissões registradas, um saldo de 1.02 milhão. Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam um total de 43,4 milhões de pessoas no mercado formal, o maior da série histórica, iniciada em 2002. O maior crescimento do emprego ocorreu no setor de serviços, seguido pela agropecuária, e construção civil. Nos 32 municípios da Amau o número de trabalhadores com carteira assinada e regidos pela CLT é de 53.490. De acordo com o Caged, no mês de agosto foram gerados 149 empregos com carteira assinada em Erechim, que lidera o ranking com 37.772 trabalhadores.

 I I

Dentre os demais municípios da região, o número de empregados com carteira assinada é de 15.718. Na ordem, os maiores geradores de emprego são Getúlio Vargas com 3.793 trabalhadores com carteira assinada, seguido por Estação 1.512, Barão de Cotegipe 1.222, Aratiba 1.221, Gaurama 866, e Campinas do Sul 751. Com mais de 500 trabalhadores com carteira assinada estão Erval Grande com 554, Marcelino Ramos 545, Três Arroios 530, Jacutinga 529, e Sertão 512. Na sequência Paulo Bento 497, Severiano de Almeida 357, Viadutos 330, Áurea 297, São Valentim 260, Erebango 207, Mariano Moro 189, Entre Rios do Sul 177, Quatro Irmãos 167, Centenário 164, Charrua 151, Ipiranga do Sul 143, Barra do Rio Azul 143, Itatiba do Sul 142, e Faxinalzinho 123. Com menos de uma centena de trabalhadores com carteira assinada estão os municípios de Ponte Preta 98, Benjamin Constant do Sul 82, Cruzaltense 68, Floriano Peixoto 54, e Carlos Gomes com 34.

Curtas:

# O prefeito de Getúlio Vargas decretou ponto facultativo no serviço público na próxima sexta-feira (13), em virtude do feriado de 12 de outubro.

# Ficam excluídos do decreto serviços essenciais como o de vigilância patrimonial e transporte de pacientes.

# Atendendo a convocação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), prefeitos de todo o país voltaram a se reunir nesta semana em Brasília.

# O município de Getúlio Vargas foi representado pelo presidente da Câmara, vereador Nilso João Talgatti (PP).

# No encontro, presidido por Paulo Ziulkoski, os gestores definiram as estratégicas para impulsionar as inúmeras demandas em prol dos municípios.

 # Dentre elas o Projeto de Lei Complementar que tramita no Senado, para recompor as perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

# O secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, representou o governo federal no encontro, e recebeu dos prefeitos um estudo da CNM que atestam a crise que assola as prefeituras.

# Ceciliano revelou que o governo da União está atendo deste a primeira queda do FPM e apontou a necessidade de um trabalho integrado para compensar as perdas.

# E ainda, que a expectativa é que a pauta seja aprovada no senado na próxima semana, com expectativa do pagamento das prefeituras ainda no final de outubro.

# “O impacto do papel do colegiado das primeiras damas da Amau em ações transformadoras” foi o tema da conferência apresentado em Concórdia.

# O painel integrou a programação do HJ Conference 2023 realizado nos dias 29 e 30 de setembro na cidade do oeste catarinense.

# As experiências das primeiras damas da Amau foram apresentadas por Rafaela Sette, de Barra do Rio Azul; Daniele Battisti, de Campinas do Sul; e Silvana Mafissoni de Marcelino Ramos.

# Além do histórico do colegiado, criado em 2017, elas apresentaram o case de ações desenvolvidas, dentre as quais a de doação de sangue, realizadas neste ano.

Dito & Feito

 

Na sessão realizada na noite de segunda-feira (02) na Câmara de Vereadores de Estação, a Mesa Diretora deu posse aos suplentes Ilena Maria Gireli (PTB) e Márcio Luís Lima (MDB). Eles assumem a titularidade até o dia 31 de dezembro, durante a licença de Solano Martinello, que responde pela Secretaria Municipal da Agricultura, e de Gerson Luiz Antoniolli com pedido de licença, respectivamente. 

 

 

Gostou? Compartilhe