Motivo de orgulho dos rio-grandenses , a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre foi aberta na sexta-feira (27). O evento literário que acontece sob a sombra dos flamboyants e jacarandás da Praça da Alfândega tem como patrono o escritor e cineasta Tabajara Ruas. . Autor de obras como ‘O amor de Pedro por João’ (1982), ‘Varões Assinalados’ (1985), ‘Netto Perde sua Alma’ (1995), 'O Fascínio' (1997) e 'O Detetive Sentimental' (2008), assinou o roteiro de 'Anahy de las Misiones' (1997) e 'O Tempo e o Vento' (2013), para citar apenas dois seus trabalhos na sétima arte. Junto com Beto Souza adaptou a obra ‘Netto Perde Sua Alma’ (2001).
I I
Morando em Florianópolis, o ilustre filho de Uruguaiana voltou ao RS para participar da programação da feira do livro, que segue até o próximo dia 15. Em entrevista disse que não esperava receber o reconhecimento, e que o convite foi bem vindo. As perguntas respondidas por Tabajara Ruas a reportagem do site Coletiva. net suscitam infinitas reflexões. Sobre a leitura: “Acho que a leitura é um exercício, pois faz o cérebro trabalhar. Enquanto outros exercícios focam nas pernas, nos braços e no resto do corpo, a leitura exercita, portanto, o espírito, o interior da pessoa”.
I I I
E segue: “Hoje, há um fatalismo muito grande em torno dessa questão, mas acredito que o interesse pela leitura só muda na sua forma de ser. Eu tenho a impressão que se lê mais do que antes, pois existem mais possibilidades de leitura. Sempre vejo centenas de pessoas com celular na mão, ou lendo ou conversando, e isso é bom”. Sobre as mudanças: “Passa-se uma década e os hábitos são outros, a moda é outra e o tipo de leitura é outro. Até mesmo os filmes, antes a gente só assistia no cinema, hoje quase não saio de casa para ver. Os tempos mudam, as tecnologias vêm para impor sua presença e exigir que as pessoas se abram para receber nova informação”.
I V
Não se furtou de falar sobre o atual momento da vida e da carreira: “Tenho alguns planos, incluindo dois filmes que estão andando. De repente eu ainda vou ter a possibilidade de fazer projetos em um espaço curto de tempo, mas, possivelmente, é o fim da minha carreira. Mais do que isso acho difícil eu fazer. Estou com 81 anos e o trabalho de diretor requer muita energia. Apesar de eu ter essa energia, não é mais a mesma coisa. Pretendo continuar fazendo o que eu posso fazer, e deixar de lado aquilo que eu não posso”.
Curtas:
# A deputada estadual Delegada Nadine foi eleita presidente do PSDB Mulher do RS durante a convenção realizada no domingo (29.
# Na convenção realizada no domingo (29) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi eleito o novo diretório estadual do PSDB que passa a ser presidido pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
# Pela primeira vez o diretório do PSDB RS terá paridade de gênero e dos 105 membros 53% são mulheres e 47% homens.
# A contar de novembro até 2027 a folha de pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas do município de Getúlio Vargas será gerenciada pelo Sicredi Sul Minas.
# A medida é resultado do processo licitatório na modalidade pregão presencial, proposta vencida pela instituição que irá pagar R$955.940,27 em parcela única ao município.
# O Censo Demográfico revela que o RS é a unidade da federação com o maior percentual de idosos.
# Em 2022 o Estado tinha 2.193.416 pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 20,15% da população.
# Os dez municípios com maior percentual de idosos no RS são Coqueiro Baixo (38,91%), União da Serra (38,12%), Santa Tereza (36,74%), Guabiju, (36,13%), e Relvado (35,86%).
# E ainda: Coronel Pilar (34,79%), Barra do Rio Azul (34,43%), Porto Lucena (34,33%), Floriano Peixoto (34,23%), e Monte Belo do Sul (34,14%).
# O trevo de acesso a Capo-Erê da RS-135 deverá receber em breve iluminação com lâmpadas de LED distribuídas em oito postes.
# O projeto é da Secretaria de Planejamento de Erechim e já foi encaminhado para a RGE para a aprovação técnica.
Dito & Feito:
Os 35 anos da instalação da Constituinte e o Plenário 20 de Setembro foram o destaque do período do Grande Expediente da sessão plenária de terça-feira (31), por iniciativa do presidente do Parlamento gaúcho, deputado Vilmar Zanchin (MDB). Participaram o governador Eduardo Leite, ex-governadores e deputados constituintes, além de chefes de Poderes de Estado e órgãos estaduais, entre outras autoridades.