OPINIÃO

No coração da  cidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As obras de restauração em curso na Praça Flores da Cunha são acompanhadas par-e-passo. E não é só por aqueles, que como este escriba, passam várias vezes ao dia pelo centro da cidade, mas por toda a comunidade. Instalada no quarteirão entre a Avenida Borges de Medeiros e as Ruas Jacob Gremmelmaier, Dr. João Carlos Machado, e Irmão Gabriel Leão, é considerada desde muito como símbolo do município de Getúlio Vargas. Descerrado no dia 24 de agosto de 1969, quando dos 25 anos da morte do patrono do município, seu busto em bronze está assentado em frente ao chafariz. No mesmo local, a esquerda da estátua, há outro monumento: a Carta Testamento, documento histórico lavrado pelo estadista e que justifica o transloucado ato levado a termo no quarto da ala residencial do Palácio do Catete, na então capital federal. Há 69 anos.

I I

Imagens dos trabalhadores assentando as pedras da calçada portuguesa nos diferentes caminhos e patamares da praça que já se chamou 30 de abril, são compartilhadas nas redes sociais. O projeto, devidamente apresentado e aprovado em audiências públicas, não só mantiveram o estilo das calçadas como também o seu desenho em forma de corrente com pedras brancas. Desde as festas da emancipação ocorrida em dezembro de 1934 o logradouro é palco de importantes eventos públicos. E assim será com o 15º Natal Espírito que Contagia que inicia neste domingo (26) e segue até o dia 28 de dezembro, totalizando 13 dias de programação. As chuvas que castigam o sul do Brasil desde setembro atrasaram as obras, mas é crível que o espaço esteja em condições de receber as festas de final de ano que celebram também os 89 anos do município.

Curtas:

# Consulta realizada pela coluna na manhã de quinta-feira (23) no portal do IBGE dá conta que pelo censo de 2022 Getúlio Vargas totalizava 16.602 pessoas.

# O resultado final apurado pelo censo frustrou as expectativas do poder executivo municipal que previa números acima de 20.000 habitantes.

# De nada adiantou as reclamações feitas pelos gestores locais e de inúmeros outras cidades do Brasil que previam a mudança na faixa do cálculo do Fundo de Participação (FPM) dos Municípios.

# A distribuição do FPM é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

# Na quarta-feira (22) a assessoria de imprensa da Corsan distribuiu a imprensa uma nota sobre obras realizadas no Loteamento Fischer e no Parque Industrial de Getúlio Vargas.

# Além de informar que o município é abastecido pelo Arroio Abaúna e dois poços artesianos interligados a Estação de Tratamento, a água é armazenada em dez reservatórios.

# E na sequência um dado que remete ao censo 2022 do IBGE: a Companhia atende 7,9 mil famílias em Getúlio Vargas.

# Se cada residência tiver uma média de três moradores o número de habitantes da cidade é em tese superior a 23 mil.

# E ainda é preciso levar em conta que as propriedades rurais do interior não são atendidas pela Corsan.

# Um ofício circular assinado pela advogada Rosane F. C. Cadorin, presidente do COMDICA de Getúlio Vargas convida os dirigentes das entidades cadastradas para um encontro de capacitação.

# Dentre os temas do encontro, que será realizado na manhã e tarde de terça-feira (28) no auditório do Sindicato Rural, funções e atribuições do Conselho Tutelar, a Ação Conselheira, e Ética, entre

Dito & Feito:

O Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos, que integra também os municípios de Erebango, Jacutinga e Campinas do Sul, tem atraído um grande número de visitantes. Uma das mais recentes foi a do jornalista Jaime Sirotsky e da esposa Luiza Mariano da Rocha Silla. Irmão do fundador do Grupo RBS Maurício Sirotsky Sobrinho, nascido na Fazenda Quatro Irmãos no ano de 1916, o casal foi recebido e acompanhado pela turismóloga Larissa Smaniotto, do Escritório de Turismo do Alto Uruguai. 

 

Gostou? Compartilhe