OPINIÃO

De hoje a domingo  todos os caminhos levam a Expo Agro Sertão  Fenaser 2023

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Sertão completou 60 anos de emancipação no dia cinco de novembro. Como diversas cidades da região do Alto Uruguai sua origem está ligada a Estação da Estrada de Ferro que desde sua inauguração há mais de cento e dez anos recebeu o nome de batismo. Pela importância econômica, a localidade foi elevada à categoria de Distrito de Passo Fundo no ano de 1933. Com uma população de 5.541 habitantes (IBGE 2022) o PIB per capita em comparação com os 497 municípios do RS figurava no ano de 2020 na 69ª posição. Localizada estrategicamente nas proximidades da RS-135, o território do município é cortado pela BR-153 (Transbrasiliana), que se receber o tão esperado asfalto, irá incrementar a economia e facilitar a logística.

I I

O município é referência no ensino desde que o Instituto Federal de Educação do RS-Campus Sertão se chamava Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Atualmente ele oferece cinco cursos técnicos e nove cursos superiores, dentre os quais Agronomia, Zootecnia,, Gestão Ambiental, e Análise de Desenvolvimento de Sistemas. A contar da ampliação da instituição o número de estudantes aumentou significativamente, com reflexos altamente positivos. Não por acaso o IFRS integra o grupo das 14 entidades responsáveis pela organização da Expo Agros Sertão Fenaser 2023 que inicia as 09h30min desta sexta-feira (08) e se estende até o inicio da noite de domingo (10). Uma vitrine para o melhor da indústria, comércio, agronegócio, inovação, Agroturismo, agricultura familiar e gastronomia.

I I I

No final da tarde de quinta-feira (07) eram grandes os preparativos dos mais de 120 expositores no Parque de Exposição, distribuídos na área de 40.000 m², localizado na entrada da cidade. Os organizadores esperam mais de 30 mil visitantes, que além das oportunidades de negócios vão contar com uma extensa programação cultural, artísticas e shows nacionais. No Espaço do Conhecimento e Inovação vão ser oferecidas 16 palestras com profissionais do IFRS campus Sertão, Emater/RS, Sicredi, Icatu Coopera, Agroperetti/Adama e Capacitar. A previsão da Associação Empresarial Sertanense e da Prefeitura de Sertão é de mais de R$50 milhões em negócios. Um evento a altura da efeméride comemorada em dezembro pela comunidade sertanense.

Curtas:

# A Câmara de Getúlio Vargas aprovou por unanimidade sugestão do vereador Paulo Dall Agnol (MDB) para que o executivo realize o asfaltamento do trecho da Rua Max Padaratz que dá acesso ao Parque Municipal das Águas.

# Na mesma sessão realizada na noite de quarta-feira (06) foi aprovado pedido sugestão da mesa diretora ao executivo que destine os recursos que serão devolvidos no final do exercício aos cofres do município a duas entidades.

# Na relação a APAE de Getúlio Vargas, para auxiliar no projeto de ampliação das salas de aula do educandário, e ao Consepro/Brigada Militar, a fim de auxiliar nas despesas com a construção de duas salas.

# Dirigentes do MDB de todo o RS participam nesta sábado (09) em Porto Alegre do Congresso Estadual da sigla, que fecha a série Moderniza 15.

# O Município de Erebango publicou edital de pregão presencial para a aquisição de um equipamento rodoviário tipo escavadeira hidráulica.

# O pregão presencial será realizado no início da tarde do próximo dia 20, na Prefeitura Municipal de Erebango.

# A Câmara de Vereadores de Estação aprovou por unanimidade projeto de lei do executivo que regulamenta no âmbito do Município a Lei Anticorrupção.

# Na mesma sessão os vereadores aprovaram o projeto de resolução do legislativo que altera o Regimento Interno da casa legislativa.

# O evento político, que será realizado no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, será um grande ato de mobilização, com a presença de lideranças históricas e da nova geração.

# Atualmente o MDB conta com 136 prefeitos, 119 vice-prefeitos e 1.156 vereadores no Rio Grande do Sul.

# Um dos momentos altos do encontro será a valorização de boas práticas nas administrações através do Prêmio MDB de Soluções Municipais.

Dito & Feito:

O jornalista, professor, cronista, historiador e tradutor Juremir Machado da Silva vai estar em Erechim na próxima quarta-feira (13) para o 3º Colóquio Educação, Memória e Região: dispositivos de controle e desinformação social, promovido pelo Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font e UERGS Erechim. Ele vai abordar na sua palestra sobre ‘Pesquisas Acadêmicas e o combate à desinformação Social’, e o evento está programado para às 19h30min, na Câmara de Vereadores. 

 

Gostou? Compartilhe