OPINIÃO

Getúlio Vargas 89 anos – celebrar é preciso

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Está em curso o calendário das festividades dos 89 anos do município de Getúlio Vargas e do Natal Espírito que Contagia. A celebração da efeméride remonta a década de 1950 quando no governo do prefeito Plácido Scussel e Darcilo Giacomazzi foram lançados à primeira monografia do município, trabalho primoroso do advogado Léo Stumpf em parceria com Conrado Ranzolin. A última comemoração havia ocorrido no dia posterior ao decreto que elevou o 2º Distrito a município e que recebeu o nome do então presidente da república. No décimo aniversário as atenções estavam todas voltadas para a Guerra Mundial que se arrastava desde 1939 e que chegaria ao final no ano seguinte.

I I

Marcante foram as Bodas de Prata no ano de 1959. O município era governado pelo prefeito Otilo Borgmann e o vice-prefeito Italo Brasil Pedrollo. Um baile de gala no Clube Aliança marcou a escolha da Rainha e sua corte. Na programação a realização de desfile na então Rua Erechim, atual Irmão Gabriel Leão. Além da maciça participação dos estudantes das escolas das redes municipal, estadual, os do Colégio Santa Clara e Cristo Rei. Nos carros alegóricos uma mostra do potencial econômico da sede, do Bairro Estação Getúlio Vargas e dos Distritos de Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto. Orgulhosos, os atletas do Tabajara, Guaíba e Lutador animaram o público.

I I I

Uma equipe do Studio C. Tomazoni foi especialmente contratada e fez um filme em 35mm que registrou todos os eventos. E também realizou tomadas no chão de fábrica da Serramalte, Curtume Ere, Curtume Riograndense, Acordeons Somenzi, Cooperativa de Produção de Banha Santana Ltda., Cotrigo, entre outras. Tomadas aéreas da cidade, inclusive da Praça Flores da Cunha, foram feitas de avião. Numa época em que a TV estava restrita a Porto Alegre, o filme dos 25 anos foi exibido no Cine Teatro Vera Cruz, e também nos cinemas de várias cidades do RS como Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Carazinho e Caxias Sul. Felizmente duas latas com os rolos dos filmes foram preservadas e estão no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas. 

I V

As comemorações dos 25 foram o marco divisor e outras grandes festas ocorreram nos anos de 1969 e 1979, respectivamente nos governos do Odacir Klein e Osvaldo Gernhardt e Darcy José Peruzzolo e Bruno Valdo Klein. As bodas de ouro tiveram uma programação à altura, com a elaboração de uma monografia redigida pelas professoras Cleonice Forlin e Ângela Grendene, e o advogado Adão Russi de Oliveira. Irmanados o poder executivo, legislativo, ACCIAS, CDL, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveram uma grande feira, dando início a Expoincar. Desde então a festa do município e do Natal vem ocorrendo a cada ano, devidamente registradas nas páginas dos jornais e muito viva na memória de todos. Que venha a de 2024 quando serão celebrados os 90 anos.  

 

Gostou? Compartilhe