OPINIÃO

Março

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No mês que começa nesta sexta-feira, a região do Alto Uruguai terá dois grandes eventos. Um deles inicia no dia 13 e se estende até o dia 16. O outro está programado para o final de semana dos dias 15, 16 e 17. Realizada pelo Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região, Prefeitura de Erechim e Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, com patrocínio Unicred e Unimed Erechim, com apoio Uri, Sindicato Médico do RS e Federação Israelita do RS, a Jornada Médica Internacional acontece no dia 14, no Centro Cultural 25 de Julho, de Erechim, com palestrantes dos Estados Unidos, Israel, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.


II

Inédito, o evento será palco para a apresentação das tendências da medicina global e novas tecnologias. Em que pese o foco na agenda de mudanças no campo da medicina, a Jornada Médica Internacional irá rememorar o legado do Hospital Israelita Leonardo Cohen, que atendeu os moradores da Fazenda Quatro Irmãos e de toda região até o encerramento das atividades em 1961. O edifício em madeira, instalado no coração da cidade de Quatro Irmãos, e que abriga o Memorial da Imigração Judaica, será um dos locais a serem visitados durante a Jornada. A programação inclui, entre outros, a realização do roteiro de visitação a Erebango, Jacutinga e Campinas do Sul, integrantes do Polo de Turismo Histórico Judaico.


III

 O 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho é outro evento que acontece em Getúlio Vargas, entre os dias 15 e 17. Como na edição passada, é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas. O festival é o resgate da tradição que remonta ao início da colonização, quando a cerveja era produzida artesanalmente. E, também, do pioneirismo do industrialista Alexandre Bramatti, numa época em que o RS contava com mais de uma centena de cervejarias distribuídas em 40 cidades. A Cervejaria e Maltaria da Serra Ltda, fundada no ano de 1953, capitaneada por Plácido Scussel, projetou o nome do município nacionalmente, e hoje a marca Serramalte integra o leque das cervejas premium da Ambev.


IV

A excelência das cervejas e chopes produzidos na indústria instalada no número 673 da Rua Alexandre Bramatti conquistou o mercado. Não menos famosos eram os refrigerantes sabores laranja, limão e guaraná e a afamada água tônica. A cerveja Extra Luxo, lançada em 1972 durante as comemorações de 15 anos da Serramalte, incrementou o portfólio formado pela Kronenbier e Pilsen, e das cervejas preta Elefante, Biruta e Malzebier. Sua importância econômica não perdeu vigor a partir de 1980, quando o controle acionário foi adquirido pela Cia Antártica Paulista. Nem mesmo no período seguinte, quando administrada pela Femsa/Kaiser, que encerrou a produção local em 2002. O título de Getúlio Vargas “Terra da Cerveja” será oficialmente anunciado durante o festival que irá oferecer, ao público, cervejas produzidas pelos anfitriões e também de pequenas cervejarias de Barão do Cotegipe, Erechim, Quatro Irmãos, Marau e Vila Lângaro.


Curtas:

# A edição número um do Diário Oficial Eletrônico do Município de Getúlio Vargas foi publicada no dia seis de fevereiro.

# Outras cinco, contendo editais de licitação, contratos, retificações, ratificações, datam dos dias 08, 15, 20, 22 e 27.

# Os contribuintes, e também os prestadores de serviços, comerciantes e demais empreendedores, podem consultar o Diário Oficial online no www.pmgv.rs.gov.br.

# Três projetos de lei e dois pedidos de providências entraram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, realizada na noite de quinta-feira (29).

# O projeto complementar de lei 03/2024 do Executivo, acompanhado de parecer que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores do Município, foi um deles.

# O primeiro pedido de providência, assinado pelo vereador Marco Antônio Talgati, solicita ao Executivo o patrolamento da antiga escola na Linha 7.

# O outro, do vereador Thiago Blasczak Borgmann (MDB), solicita melhorias na Rua Monsenhor Farinon, nas proximidades das escadarias, até seu final.

# O vice-prefeito de Estação, Alciones Domingos Conte (PP), em exercício, cumpriu agenda em Porto Alegre na terça-feira (27).

# Além da visita ao gabinete do deputado Guilherme Pasin (PP), na Assembleia Legislativa, Alciones participou de audiência na Secretaria de Turismo e no Daer.

# Dentre as demandas do prefeito em exercício, emenda para área da saúde, direcionada ao Hospital Santo Antônio Estação, recapeamento do centro aos trevos que ligam a cidade a Erebango e Getúlio Vargas.

# Também estiveram na capital gaúcha, mas na semana passada, o prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Antonio Sana (União), e o secretário da Agricultura, Erlon Baruffi.

# Os gestores participaram de audiência na Secretaria da Agricultura e Rural e reuniões com os deputados Dirceu Franciscon (União) e Guilherme Pasin (PP).

# Nesta semana, o prefeito Sana anunciou o recebimento de recursos na ordem de R$ 500 mil para investir em asfaltamento.

# O município de Erebango, que vai celebrar seu 36º aniversário no mês de abril, lançou a campanha “Comprar em Erebango é Legal”.

# Dentre os propósitos da campanha, que vai sortear vales de R$ 500,00, o incentivo ao comércio, indústria e serviços, impulsionando a economia local.


Dito & Feito:

Mais de 900 pessoas participaram na manhã de quarta-feira (28) da abertura oficial da Assembleia de Verão 2024, maior evento municipalista do litoral gaúcho. Promovido pela Famurs, o tradicional evento da entidade reuniu, em Xangri-Lá, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores, muitos da região da Amau. De igual modo, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir o desenvolvimento dos municípios gaúchos. A edição deste ano, realizada na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), tem como tema a valorização da educação. 

Gostou? Compartilhe