OPINIÃO

Quem serão os candidatos a prefeito?

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A pergunta, ouvida com frequência, se intensifica na medida em que se aproximam as convenções municipais que irão definir também os candidatos a vice-prefeito e vereadores. A chamada “janela partidária” abriu na quinta-feira (07) e até o dia cinco de abril é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou ainda pretendam concorrer a prefeito. Para disputar qualquer dos cargos na eleição marcada para o dia seis de outubro (o segundo turno será no dia 27), é imprescindível a filiação partidária até o dia seis de abril, há exatos seis meses do pleito.

II - Em Getúlio Vargas são esperadas mudanças nas fileiras partidárias. Terceiro suplente da bancada de vereadores, Paulo Borgmann solicitou, ainda em fevereiro, sua desfiliação do Progressistas. Em dezembro ele havia assumido o cargo durante licença do vereador Aquiles Pessoa da Silva. Filiado ao Partido Liberal, que é presidido por Júlio César dos Santos, assessor parlamentar do deputado estadual Paparico Bacchi, Paulo Borgmann é pré-candidato a vereador. Existem muitas especulações acerca da adesão de lideranças políticas locais ao PL, inclusive do ex-prefeito Pedro Paulo Prezzotto.

III - Pelo menos três pesquisas de intenção de voto a prefeito de Getúlio Vargas foram encomendadas por dirigentes partidários. Os nomes que figuram numa delas foram apontados pela coluna. Mas os apresentados em cada uma são os mesmos, com alguma variação. O pré-candidato da situação a prefeito é Elgido Pasa, vice-prefeito na gestão anterior e na atual. Do MDB, o nome preferencial é da ex-vereadora Deliane Assunção Ponzi, que concorreu a vice-prefeita em 2020 na chapa capitaneada por Aldino Beledeli, outro nome cotado. Setores do MDB aventam a possibilidade de apresentar um nome novo no cenário político, aliando capacidade e juventude.

IV - Com candidato a majoritária desde a eleição de 1986, o Partido dos Trabalhadores governou o município nos primeiros oito anos do século XX. Na última eleição concorreu na majoritária com o empresário Roberto Carlos Bortolotto, que obteve 707 votos. Os votos dos candidatos a vereador do PT não alcançaram o coeficiente necessário para garantir uma vaga no Legislativo. Ex-vereador e prefeito eleito (2000) e reeleito (2004), Dino Giaretta é o nome cotado para disputar o paço municipal. Nas pesquisas também aparece o nome do professor Jairo Gallina, que foi vice-prefeito entre 2005 e 2008.

 

Curtas:

 

# O município de Getúlio Vargas está convidando a comunidade para a audiência pública sobre as obras da Praça Flores da Cunha.

# Na audiência, que acontece na Câmara Municipal na terça-feira (12), às 19 horas, será apresentado o projeto de revitalização total do logradouro.

# Dentre as obras programadas a revitalização do coreto e da cobertura do Calçadão, e do piso e canteiros centrais da Rua Irmão Gabriel Leão, trecho entre a Rua Jacob Gremmelmaier e Avenida Borges de Medeiros.

# Já estão sendo distribuídos os convites da sessão solene para a entrega do Prêmio Mulher Cidadã da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

# A edição 2024 será realizada no dia 21 de março, após a sessão ordinária na sede da casa legislativa, instalada no número 681 da Rua Irmão Gabriel Leão.

# Como no ano anterior, as mulheres homenageadas foram indicadas pelas três bancadas com assento na Câmara Municipal.

# Os vereadores do MDB indicaram Ivete Dallastra; a do Progressistas, Iara Lúcia Chaves Gruber; e o PTB, Joice Pellenz.

# O vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP), presidente da Câmara de Getúlio Vargas, sugeriu ao Executivo que a ciclovia que está sendo construída na Av. Firmino Girardello seja denominada Ciclovia Natalício José Botolli.

# Na mesma sessão, realizada na noite de quarta-feira (06), a vereadora Inês Aparecida Borba teve aprovado pedido de providência para que sejam realizadas melhorias nas estradas do interior, visando condições para o escoamento da safra.

# A Câmara de Floriano Peixoto realizou sua sessão ordinária na terça-feira (05), sob a presidência da vereadora Marieli Vobito (MDB).

# Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto de lei do Executivo, que autoriza a contratação de servidores por tempo determinado para excepcional interesse público.

# A administração do município de Ipiranga do Sul vem apresentando aos contribuintes a prestação das ações e desempenho de cada uma de suas secretarias.

# Nesta semana foi a vez da pasta das Finanças, que tem como titular Dinamar Rogério Folle.

# Ele enfatizou os investimentos expressivos em áreas prioritárias, como a educação e saúde, com índices de 30,2% e 24,18% do orçamento, respectivamente.

 

Dito & Feito:

Se depender da motivação da comissão organizadora da Expo Getúlio Vargas 2024, o evento, programado para acontecer entre os dias 10 e 13 de outubro, será um sucesso. Na quarta-feira (06), alguns de seus integrantes estiveram na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a maior feira do agronegócio do RS. Integraram a comitiva, liderada pelo prefeito Maurício Soligo (PP), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein; o presidente da CDL, Gilberto Dücker; o presidente da Accias, Roberto Paulo Galina; e a secretária executiva da Expo Getúlio Vargas, Aline Perusolo. O grupo participou de uma audiência com Ronaldo Santini, secretário de Desenvolvimento Rural, e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico. No encontro com Santini foi apresentado o projeto da Expo Getúlio Vargas, com objetivo de patrocínio para a área das agroindústrias familiares. A gerente regional da Emater Erechim, Fernanda Angonese, também esteve presente na audiência, representando a entidade que integra a organização da Expo Getúlio Vargas. Além disso, durante a visita, a comissão teve a oportunidade de conversar com a jornalista Rosane de Oliveira, ampliando o diálogo sobre o evento e suas perspectivas.


Gostou? Compartilhe