Desde sua inauguração ocorrida no mês de maio de 1910, e nas décadas seguintes a Estação Ferroviária Erebango, instalada no Km 113 da Linha Marcelino Ramos – Santa Maria foi primordial para a vida das famílias que se estabeleceram na Colônia Erechim e na Fazenda Quatro Irmãos. Desde o início do tráfego das locomotivas e vagões da Auxiliaire des Chemins de fer au Brésil, e que operou o trecho até o ano de 1920, quando foi encampada pelo governo do Estado, milhares de pessoas desembarcaram na sua plataforma. Ao seu redor foram erguidas casas residenciais e comerciais. Pelo trem chegavam mercadorias e despachadas à madeira, principal atividade econômica de então. A comunicação dependia do telégrafo e do Correio, e como os telegramas e a correspondência, os jornais chegavam com regularidade à Estação.
I I
O modal rodoviário, priorizado a partir do governo JK (1956 – 1961), impactou o tráfego ferroviário. A extração da madeira foi arrefecendo a partir da segunda metade do século XX. Um novo ciclo teve início com o plantio da cevada e do trigo. A inauguração da Transbrasiliana cortou a região, mas o trecho entre as duas principais cidades nunca foi pavimentado. A cultura da soja e do milho valorizaram a terra e o investimento e os avanços tecnológicos consolidaram a atividade primária como o carro chefe da economia. A empresa que no ano de 1997 recebeu a concessão da Malha Sul (RS – SC – PR), desativou o trecho Passo Fundo a Marcelino Ramos, encerrando um ciclo de pouco mais de oito décadas.
I I I
O trem deixou de circular no ano em que o município de Erebango celebrou seu nono ano de emancipação. O mesmo impacto foi sentido em Coxilha, Sertão, Estação, Erechim, Gaurama e Marcelino Ramos. De nada adiantaram os esforços das cooperativas e entidades empresariais como a Accias e a Accie para a volta do serviço ferroviário. Nem mesmo os projetos de uma linha turística, como a que ainda opera entre Piratuba e Marcelino Ramos, prosperaram. O assunto caiu no esquecimento. Restaram trechos da estrada de ferro e também suas estações, edificadas pela companhia belga. Iniciativas, como as ocorridas nos municípios de Estação, Erebango, Gaurama e Marcelino Ramos, que tombaram como patrimônio suas estações ferroviárias, foram determinantes para suas preservações.
V I
Na tarde de sábado (16) a Estação Erebango reviveu seus tempos áureos com uma intensa movimentação de pessoas. Pela sua importância, o local foi escolhido para encerrar o Encontro dos Judeus nas Colônias. Mais de 200 pessoas realizaram ao longo do dia a Rota de Turismo Histórico e Judaico e foram recebidos pela Rainha e Princesas do Município e pelo prefeito Valmor Tomelero (MDB). Visitaram o Museu Histórico de Erebango e a exposição de artesanato, instalados nos antigos armazéns. Da plataforma, transformada em palco, os visitantes aplaudiram o repertório da música gaúcha e judaico especialmente preparado pelos artistas convidados, e que foram apresentados por Pedro Sirotsky, O jornalista, filho do erebanguense Maurício Sirotsky Sobrinho, falou da emoção de estar na terra que acolheu seus avós nos primórdios da colonização.
Curtas:
# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto realizou no dia 14 de março sua segunda edição do Prêmio Mulher Cidadã.
# Formada por sete vereadoras e dois vereadores a casa legislativa de Floriano Peixoto figura entre o diminuto grupo de Câmaras com o maior número de mulheres no Brasil.
# As bancadas com assento na Câmara homenagearam as senhoras Dirce Maria Butke, Almerita Zanivan e Helena Maculam Zapani, agraciadas com um quadro comemorativo e flores.
# O vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP) presidiu a sessão ordinária do legislativo de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (21).
# Na pauta, o projeto de lei que estabelece o índice para a revisão geral anual dos vencimentos e subsídios dos servidores, integrantes do executivo e legislativo, prefeito, vice, vereadores, secretários e aposentados e pensionistas.
# De igual modo o projeto de parceria via Termo de Fomento com a Aertes para a realização da 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Corrida de Trilhas e a 2ª Caminhada Turística de Getúlio Vargas.
Dito & Feito:
Ponte sobre o Rio do Peixe
A Comunidade de Anita Garibaldi atendeu o convite da Administração Municipal e participou da audiência pública que tratou da construção de uma ponte de alvenaria sobre o Rio do Peixe. Atendendo ao pedido do prefeito Orlei Giaretta (MDB), a Engenheira Civil, Angélica Gasparetto, fez a apresentação do projeto técnico da obra e a assessoria jurídica esclareceu questões legais. O público presente foi convidado a se manifestar. Ao final, por unanimidade os presentes aprovaram a realização da obra. Dentre os integrantes do executivo a presença do vice-prefeito, secretários e técnicos, bem como representantes do legislativo.
Coletiva
A Corsan entregou, na quarta-feira (20), a nova canalização de água tratada que vai beneficiar diretamente cerca de 15 mil pessoas em oito bairros de Erechim. O investimento é de R$ 2,5 milhões. O anúncio foi feito durante coletiva à imprensa. Aldomir Santi, superintendente regional, reiterou o compromisso da Agea com 317 municípios gaúchos, e com investimento de R$1,5 bilhão ao ano até 2033, quando deverão ser alcançados os índices de 99% de água e 90% de esgoto tratado. Presentes Rodrigo Lacerda, diretor executivo de operações, Cíntia Kovaski, diretora de relações internacionais, e Edson Moraes, gestor da unidade Erechim.