OPINIÃO

Centro de Estudos Pró-Centenário de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há 70 anos, em 15 de abril de 1954, era fundada em Passo Fundo a primeira instituição voltada a pensar a história local. Idealizada como Centro de Estudos Pró-Centenário de Passo Fundo, já no ato de sua fundação, a Entidade tornou-se Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), garantindo assim sua perenidade. Criado com o objetivo de reunir documentação e organizar a história de Passo Fundo, com o passar do tempo o IHPF acabou por se tornar um centro de preservação de bens culturais, atuando em diferentes frentes pela preservação, fruição e democratização do patrimônio cultural.

Orquestrado pelo então diretor d’O Nacional, Jorge Edeth Cafruni, o IHPF teve, assim como qualquer trajetória, fases difíceis, em que o espírito de trabalho coletivo parecia encerrado. Contudo, por diversas vezes, ele foi reorganizado, reformulado e retomado, contando com o trabalho dedicado de pessoas como a professora Delma Gehm e Pedro Ari Veríssimo da Fonseca, este último o verdadeiro bastião da Instituição, presidindo-a por mais de 30 anos. Renascido, tal como fênix, em 2007, de lá para cá o IHPF conseguiu sua maior conquista, sua sede própria, fato que permitiu a definição de um ponto de referência para seus membros e para a comunidade passo-fundense. Localizada junto ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, no coração de Passo Fundo, a edificação faz vizinhança com outras instituições que se voltam à promoção da cultura em nosso município e só existe pela benemérita doação do casal Carlos e Celina Madalosso, que possibilitaram sua construção.

Após a inauguração do espaço, durante a gestão do historiador Fernando Miranda, novas possibilidades se abriram para o IHPF. A promoção de eventos, oficinas e exposições ampliou o contato do IHPF com a comunidade, permitindo que outros braços, mentes e corações passassem a dedicar suas horas livres para a consecução dos objetivos do Instituto. A necessidade de trabalho contínuo com seu acervo, acabou por tornar o IHPF também um espaço de formação para alunos dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. Por meio da oferta de vagas de estágio, estudantes do curso de História qualificam sua formação atuando nas três principais frentes do trabalho do historiador e que se mesclam com o propósito do IHPF, que é investigar, sintetizar e comunicar a história. Assim, o propósito de Cafruni e seus confrades, de tornar o IHPF uma instituição de referência sobre o passado local, tem-se concretizado pouco a pouco, visto que é um trabalho diário de reconhecimento e manutenção.

Cumpre salientar aos incautos que o Instituto, embora ostente o título de "Histórico" em seu nome, não está voltado exclusivamente para o passado, uma vez que a alcançabilidade do passado é utópica. Nossas ações voltam-se hoje, sobretudo, para a preservação de nosso patrimônio histórico e cultural, mantendo assim um olhar atento para o futuro.

Gosta de História e tem interesse em auxiliar no trabalho desenvolvido pelo Instituto Histórico de Passo Fundo? Saiba como pelo e-mail [email protected]

Gostou? Compartilhe