OPINIÃO

Medianeira

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Igreja Católica denomina Nossa Senhora Medianeira, rainha do Rio Grande do Sul. É invocação que traduz o apreço dos devotos da mãe de Jesus que se consagrou como força intercessora perante a divindade. Ademais configura a imagem da mãe que sofreu com a morte dolorosa de seu filho na missão salvadora. O Papa Francisco destaca o valor da mulher e mãe no contexto das relações num momento grave e de muita violência para a humanidade. Justo neste momento em que as pessoas que creem recorrem à misericórdia divina depositando o lamento em meio a tantas desgraças que afligem o povo gaúcho. O gesto papal sugere que a religiosidade se volte para a bondade da mãe do salvador.

 Jovens

Antes de apontar equívocos dos jovens, é preciso lembrar que há uma população sedenta de espaço para atuar nas bases da sustentabilidade nos diversos aspectos da vida. Ao ouvirmos o veterano apresentador Ivaldino Tasca trazendo ao debate jovens acadêmicos e professores da agronomia, percebemos quão importante é a inserção juvenil na ciência ambiental. Este é o caminho, que foi iniciado a duras batalhas pelos defensores do maior ambiente com mais maturidade. Força, Tasca, finca o pé na macega, que a luta ambiental é inadiável.

Vini Junior

Felizmente vem ganhando prestígio o jovem atleta Vini Junior que carrega consigo a defesa da igualdade racial. Além dos 21 gols marcados na Champions League, empolgou a vitória do Real Madrid na grande final, domingo. Está perto de ganhar a Bola de Ouro, pelo futebol e pela postura pessoal.

 Sementes

A rede de sementes do Xingu reúne comunidades indígenas para o reflorestamento e preservação de animais e águas. As elites brasileiras precisam ver isso.

 

Praia de rico

O movimento de elite que visa autorizar praias ao controle particular é um acinte. Meia dúzia de milionários contam com deputados da direita nacional para assegurar o privilégio.

 Alma

Um dos meios de se expressar a garra de um povo é invocar o elo da alma com o corpo. Hoje somos todos aflitos. Esse sentimento e essa crença que é esperança na superação. São trinta dias e 30 noites de sofrimento, com as enchentes no Rio Grande.

É hora de falar e agir com corpo e alma, como diz o poeta uruguaio Mário Benedetti:

No te Rindas

No te rindas, aún está a tempo/ de alcanzar y comenzar de nuevo,/Aceptar tus sombras, enterrar tus miedos,/ liberar el lastre, retomar el vuelo./ No te rindas que la vida es eso,/continuar el viaje, perseguir tus sueños,/ destrabar el tiempo/ correr los escombros y destapar el cielo./

No te rindas , por favor no cedas,/ auque el frio queme ,/ aunque el miedo muerda,/ aunque el sol se esconda ,/ y se calle el viento./

Si aún hay fuego em tu alma ,/ Aún hay vida em tus sueños./

Porque la vida es tuya/ e tuyo tambien el deseo,/Porque lo hás querido/ Y porque te quiero!/ Porque existe el vino/ e el amor, es certo./ porque no hay heridas / que no cure el tiempo./

Abrir las puertas, quitar los cerrojos,/ abandonar las murallas que te protegieron./Vivir la vida e aceptar el reto,/ recuperar la risa , ensayar el canto, / bajar la guardia y extender las manos ,/ desplegar las alas y , intentar de nuevo,/ cerlebrar la vida e retomar los cielos./

No te rindas, por favor,/ no cedas, aunque el frio queme,/ aunque el miedo muerda, / aunque el sol se ponga/ e se calle el viento./ Aún hay fuego em tu alma,/Aún hay vida em tus sueños,/ porque a cada dia es um comienzo nuevo,/porque esta es la hora/ y el mejor momento./ Porque no estás solo./ Porque yo te quiero! (Mário Benedetti).

 

Gostou? Compartilhe