O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) está produzindo o terceiro volume da pesquisa sobre os produtos ultraprocessados. A pesquisa foi denominada de “Tem veneno neste pacote”. Na investigação técnica, chegou-se à conclusão de que muitos produtos, como bolo pronto e bebidas lácteas, contem agrotóxico. Também foram encontrados agrotóxicos em produtos plant-based (feitos à base de plantas), que são divulgados como saudáveis e sustentáveis. Segundo os especialistas, duas das três marcas de hambúrgueres vegetais continham resíduos de agrotóxicos. E dentre os agrotóxicos, o glifosato foi o mais encontrado nos alimentos analisados. A pesquisa confirmou que 12 dos 24 produtos analisados apresentaram resíduos de agrotóxicos, sendo que o glifosato apareceu em 7 das 24 amostras. Apenas os produtos petit suisse não apresentaram resíduos de venenos. Já a farinha de trigo, que é usada na crosta dos empanados, biscoitos maisena e no macarrão instantâneo, continua sendo um ingrediente com alta prevalência de contaminação.
123 MILHAS CRIA SITE PARA AUXILIAR CONSUMIDORES
Por determinação da justiça, no âmbito do processo de recuperação judicial aberto em Minas Gerais, a 123 Milhas foi obrigada a criar um site para auxiliar os consumidores prejudicados e que têm valores a receber devido a pacotes de viagem vendidos e não disponibilizados pela empresa. Neste site serão reunidos todos os documentos que comprovem as compras realizadas pelos clientes, tais como e-mails de confirmação de pagamento, faturas de cartão de crédito, e-mails da empresa confirmando a contratação do pacote, entre outros.
RECOMPENSAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS
A Bytedance Brasil Tecnologia LTDA foi condenada a indenizar em R$ 16.340,00 um influenciador digital, por não cumprir promessa de recompensa em plataforma de vídeos. O julgamento ocorreu em Brasília na 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. A decisão fixou a quantia de R$ 16.340,00, por danos materiais. No perfil junto ao aplicativo tiktok, o influenciador digital produziu conteúdo voltado à superação de vida e participou do programa de bônus ofertado pela plataforma.
AIRBAGS COM DEFEITOS
A Nissan publicou nota pedindo que os proprietários de veículos produzidos entre 2002 e 2006, com airbags Takata, não utilizem os carros até a substituição do equipamento. Conforme a NHTSA – Agência de Segurança do Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos – o alerta se refere a 83.290 veículos dos modelos Nissan Sentra, Nissan Pathfinder e Infiniti. Nos EUA, os dados governamentais informam que 27 pessoas morreram e 400 ficaram feridas em decorrência de acidentes envolvendo o airbag da fabricante japonesa.