OPINIÃO

Festival do Folclore em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em 10 de junho de 1992 foi criada a seção estadual do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos de Artes Tradicionais (CIOFF), órgão vinculado a UNESCO, em funcionamento desde 1970. Assim foi criado o primeiro Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, a partir da iniciativa de um grupo de voluntários, liderados por Paulo Dutra e inspirados em outros eventos similares realizados em outros lugares do mundo.

O Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo (FIFPF) é uma congregação entre grupos artísticos locais, do estado do Rio Grande do Sul, de outras regiões do Brasil e de diversos países da Europa, Ásia e América.

O evento, que teve apoio da Prefeitura Municipal desde a sua primeira edição, ocorre a cada dois anos, tendo como palco as ruas da cidade e o Casarão da Cultura, uma estrutura de lona montada para abrigar os participantes do país e exterior.

A 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo movimentou Passo Fundo em 2022, durante a programação alusiva aos 165 anos do Município. Em um novo formato, a festa cultural que uniu pessoas de vários locais do mundo, com apresentações nos bairros e na região central. As apresentações diurnas foram realizadas em quatro escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zacchia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. Já os espetáculos noturnos foram realizados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda. A 16ª edição do Festival vai acontecer entre os dias 09 e 17 de agosto.

Gostou? Compartilhe