O arfar pesado da umidade brota do lodo, certamente imundo, que sobrou da enxurrada. E foram 40 dias e quarente noites, como na arca de Noé, onde sobreviventes vendo seus bens materiais imersos no novo mar das chuvas, ansiavam por sinais de vida brotando da terra. A pomba bateu asas em sucessivas tentativas, até que trouxe no bico um ramo de cipreste. O abrigo improvisado dos afogados mostra semblantes sedentos de esperança. As extensas áreas do estado gaúcho inundadas pelo dilúvio começam a se esvaziar aos poucos. Agora buscamos o chão firme de terra firme coberta por denso tapete de lama. Este mesmo chão que tivemos prodigamente em dias de sol e chuva moderada. Mas o pisamos de forma incauta. A pomba enviada ao ambiente fora dos abrigos comunitários desce e encontra ainda muito lodo impregnado de tudo o que a fúria das águas trucidou e carregou por diante. Casas destelhadas, demolidas, animais e pessoas feridas ou mortas, assustadas sem consolo na operação resgate. Lágrimas. O mau cheiro é uma espécie de portal do inferno. E o ramo verde da esperança certamente virá, entre o bater de asas aflito do pássaro mensageiro, que não pode cansar nem se exaurir na busca do verde da esperança. É inarredável a verdade de que é tempo duro demais e talvez venha a exigir da comunidade, do estado e famílias, muito mais persistência doque se possa imaginar.
Brizola
Documentário sério e verdadeiro sobre a trajetória de Leonel de Moura Brizola, Tempos de Luta, está circulando nos canais da internet. Sem dúvida, a vida pública e as etapas do maior líder político brasileiro, nos últimos tempo merece a maior atenção da reflexão e acervo pátrio.
Sérgio de Moura
Será lançada no próximo dia 14, a obra poética de Sérgio Ubiratã Marchiori de Moura, advogado e procurador do Ministério Público de Rondônia, aposentado. Colega de direito da turma de 1975, Dr. Sérgio, o caçula da turma, brilhante profissional e sempre alinhado à arte das letras. Tempo de Vigília é obra de poemas de diferentes épocas. Belíssima versão de sentimento e reflexões sobre a vida. Verve romântica de enorme sensibilidade e esplendor literário. Lida com sentimentos de tristeza e palpitantes alegrias. Intenso e elevado lirismo sentimental, como expressa no poema Anos de Vigília, entre dezenas de títulos entre a centena de poesias que escreveu; “... Só não ouse imaginar que não te amei e nunca pense que ainda não te desejo. / Hoje sou simplesmente, a tristeza, que ri....” É uma feliz revelação do sentimento humano, integrado aos que convivem, especialmente familiares. São textos cheios de esperança. O lançamento será na livraria Delta, Shopping Passo Fundo a partir das 19h.
Damiani
O jornalista e escritor Flávio Damiani lançou sua obra Damian em Contos, de Flávio Damiani. Não pude estar presente ao acontecimento literário, mas reitero o apreço pelas obras do Flávio, revelação que conheço há muitos anos. É escriba que orgulha Passo Fundo.
Dureza
Em vários documentários sobre a restauração da Alemanha pós guerra, ainda procuro tanta força e motivação para o sucesso daquele povo. Um apelo lacônico e realista, no entanto, estava presente na linguagem germânica, ativando reservas culturais daquela gente destruída pela segunda guerra: A consciência de que a luta diária e em cooperação reforça o pensamento – “Den riemen Enger Schnallen“ (Apertem os cintos).