OPINIÃO

Intendência Municipal de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Na foto, vê-se a Intendência Municipal, em seu aspecto original; à direita da edificação, vê-se parcialmente o Clube Pinheiro Machado, da agremiação local do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). A fotografia foi encomendada em 1911, pela Intendência Municipal, para estampar a Mensagem do Intendente, que era enviada ao Conselho Municipal anualmente.Na foto, vê-se a Intendência Municipal, em seu aspecto original; à direita da edificação, vê-se parcialmente o Clube Pinheiro Machado, da agremiação local do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). A fotografia foi encomendada em 1911, pela Intendência Municipal, para estampar a Mensagem do Intendente, que era enviada ao Conselho Municipal anualmente.
Na foto, vê-se a Intendência Municipal, em seu aspecto original; à direita da edificação, vê-se parcialmente o Clube Pinheiro Machado, da agremiação local do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). A fotografia foi encomendada em 1911, pela Intendência Municipal, para estampar a Mensagem do Intendente, que era enviada ao Conselho Municipal anualmente.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No próximo dia 25 de julho de 2024, completam-se os 113 anos da inauguração do edifício construído para sediar a Intendência Municipal de Passo Fundo e que, atualmente, abriga o Museu Histórico Regional (MHR). As obras de construção tiveram início em 1909 e, em 1911, a edificação foi inaugurada ainda inacabada, tendo-se concluído nos meses seguintes a decoração e acabamentos internos. A planta foi encomendada na capital do estado, inovando no estilo arquitetônico presente nas construções existentes em Passo Fundo. A fachada carrega o estilo Art Nouveau, em voga na Europa nas primeiras décadas do século XX.

A edificação abrigou a Intendência Municipal até 1930, quando essa passou a denominar-se Prefeitura Municipal. A Prefeitura permaneceu neste local até 1976, quando ocorreu a transferência da sede do Poder Executivo para as suas atuais instalações, nas proximidades do passo do rio Passo Fundo. O prédio, então, foi utilizado por algumas secretarias municipais, tendo-se destinado uma das salas ao embrionário Museu Municipal.

O Museu Municipal foi criado em 1977, por decreto da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural (MHC), vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O MHC funcionou entre 1977 e 1990. Em 1994, a então Secretaria de Turismo (SETUR) lançou o projeto Passo Fundo conta sua história, com o objetivo de preservar a história e a memória do município e região. Desse projeto, cuja adesão de diversos setores da sociedade resultou em um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal e a Universidade de Passo Fundo, em prol da reorganização do MHC, que reiniciou suas atividades em 1996, quando firmado um convênio entre o Poder Público e a Fundação Universidade de Passo Fundo. Em 2004, o museu assumiu a sua designação atual, permanecendo instalado na mesma edificação, que atualmente está sendo revitalizada.

 

Gostou? Compartilhe