OPINIÃO

Passo Fundo festeja seu aniversário

Por
· 1 min de leitura
Trigo plantado nos canteiros da Av. Brasil, para mostrar a pujança da cultura no município, durante o ano do Centenário de Passo Fundo, em 1957. Revista Manchete. Acervo da Hemeroteca da Biblioteca NacionTrigo plantado nos canteiros da Av. Brasil, para mostrar a pujança da cultura no município, durante o ano do Centenário de Passo Fundo, em 1957. Revista Manchete. Acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacion
Trigo plantado nos canteiros da Av. Brasil, para mostrar a pujança da cultura no município, durante o ano do Centenário de Passo Fundo, em 1957. Revista Manchete. Acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacion
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Todos os anos, na primeira semana do mês de agosto, a população de Passo Fundo tem a oportunidade de participar de diversas atividades que comemoram o aniversário do município. A data de 7 de agosto marca a instalação da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 1857, acontecimento que deu início à vida administrativa de nosso município, efetivando a emancipação do “município-mãe”, Cruz Alta. Contudo, nenhum aniversário foi tão comemorado quanto o seu centésimo, em 1957, quando Passo Fundo revestiu-se de festa para celebrar seu primeiro centenário, marcando a memória da população pela extensão e grandiosidade das comemorações.

Diversos eventos foram organizados ao longo daquele ano, mobilizando toda a comunidade. Um dos grandes destaques da programação foi a realização da VIIª Festa Nacional do Trigo, em outubro de 1957: para a ocasião, trigo foi semeado nos canteiros da Avenida Brasil, criando um verdadeiro cenário ao longo da via. Foi construído também um parque de exposições, localizado onde hoje está a Prefeitura Municipal, com os pavilhões Agroindustrial, Trigo, Cultural e Festas. Durante as duas semanas de realização da exposição, milhares de pessoas visitaram-na, incluindo autoridades estaduais e nacionais.

Ao longo de 1957, foram realizados eventos e concursos, como o da escolha do Hino do Centenário, da Miss Passo Fundo e da Rainha do Centenário. Na atual Praça Tocchetto foi montado um parque de diversões e um grande desfile mobilizou escolas e entidades. As marcas das festas do Centenário estão espalhadas pela cidade em forma de monumentos, nomes de bairros, placas comemorativas, e sobretudo, nas memórias daqueles que viveram aquele período.

Gostou? Compartilhe