OPINIÃO

O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O questionário com o qual desafiei o leitor está no extraordinário livro “Factulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos” de Hans Rosling. Na edição inglesa, o livro se chama “Factfulness: ten reasons we’re wrong about the world – and why things are better than you think.”. Ou seja, “Factfulness: dez razões pelas quais estamos errados sobre o mundo – e por que as coisas são melhores do que você pensa.” O livro tornou-se um bestseller internacional. Professores, especialmente das áreas de História, Sociologia, Política e Economia, deveriam ler o livro de Rosling.

Rosling faleceu em 2017, um ano antes da publicação do livro Facfulness. Segundo ele, o livro era a derradeira batalha na sua missão de uma vida inteira em combater a devastadora ignorância global e mostrar, baseado em fatos, que o mundo não é tão dramático quanto parece. E com uma visão do mundo baseada em fatos podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor.

 Hans Rosling  (1948-2017)

O sueco Hans Rosling estudou estatística e medicina. Passou duas décadas estudando surtos de konzo, uma doença paralítica, em áreas rurais remotas em toda a África. Ele e outros médicos descobriram que a doença atingia populações rurais famintas, onde uma dieta dominada por mandioca, insuficientemente processada, resulta em desnutrição simultânea e alta ingestão de cianeto na dieta. Foi professor de Saúde Internacional em seu país. A revista Foreign Policy colocou-o na lista dos cem principais pensadores globais e foi indicado como uma das cem personalidades mais influentes do mundo pela revista Time em 2012. Foi conselheiro de saúde para a Organização Mundial da Saúde, UNICEF e várias agências de ajuda. Foi um dos iniciadores do “Médicos Sem Fronteiras” na Suécia

Suas palestras na Internet (TED) bateram recordes de audiência. O leitor pode - acho até que deveria - assistir suas palestras, facilmente encontradas no Youtube.

 Fatos e opiniões

 Todos nós temos direito às nossas próprias opiniões, mas não aos fatos. Rosling percebeu que a maioria das pessoas tinha uma visão equivocada sobre a situação real do mundo. “Eu me irritava cada vez mais com a ignorância das pessoas sobre o mundo”, escreveu ele. Daí surgiram suas pesquisas e o questionário proposto aos leitores desta coluna na semana passada. Em 2017, 12 mil pessoas em catorze países responderam ao questionário. Em média, os entrevistados acertaram apenas duas respostas. Ninguém acertou todas. Impressionantes 15% erraram todas.

Nos Estados Unidos da América apenas 5% escolheram a resposta certa sobre a pobreza extrema. Os demais 95%, independentemente de suas preferências eleitorais, acreditavam que a taxa de pobreza extrema não tinha mudado nos últimos vinte anos ou que, pior, na verdade tinha dobrado. De acordo com os dados, ao longo dos últimos vinte anos (1995-2015) a proporção da população global vivendo em extrema pobreza caiu pela metade. Isso é totalmente revolucionário, diz Rosling.

  Prêmio Nobel e pesquisadores médicos

  Alguns dos resultados mais deploráveis vieram de um grupo de vencedores do Prêmio Nobel e pesquisadores médicos. Também elites políticas, empresariais e intelectuais, reunidos no Fórum Econômico Mundial em 2015, na cidade suíça de Davos, erraram 40% das questões.

 Visão de mundo baseada em fatos

 O desconhecimento dos dados sobre a situação real do mundo faz com que a maioria das pessoas achem que as coisas vão mal, e parece que estão piorando. O mundo vive em guerra, violência, desastres naturais, desastres provocados pelo homem, corrupção. Os ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres; o número de pobres não para de crescer, os recursos naturais logo vão acabar etc. Na verdade, passo a passo, ano a ano, o mundo está melhorando, diz Rosling. Não em cada uma das estatísticas, não em todos os anos, mas melhora como regra. Apesar de enfrentarmos enormes desafios, fizemos tremendo progresso. Essa é a visão de mundo baseada em fatos.

Respostas corretas do questionário

Veja aí, caro leitor, como foi seu desempenho no que foi chamado de “teste da ignorância”. As respostas são:

1) c   2) b   3) c   4) c   5) b   6) c   7) a   8) c   9) c   10) a

 

Gostou? Compartilhe